Ultima atualização 15 de abril

Chuvas no Rio: seguradoras atendem pedidos de indenização

Empresas reforçaram equipes de Assistência 24 horas para atender aos segurados que necessitam de ajuda ou tiveram seus bens danificados pelas chuvas e enchentes
(FOTO: Taís Vilela/UOL)
(FOTO: Taís Vilela/UOL)

ATUALIZADO EM 15/04/2019, ÀS 9H59

Sudeste – As seguradoras montaram um plano de contingência no Rio de Janeiro para fazer frente às ocorrências relacionas às fortes chuvas que atingem a cidade desde a noite de segunda-feira (8). As empresas reforçaram as suas equipes de Assistência 24 horas para atender aos segurados que necessitam de ajuda ou tiveram seus bens danificados pelas chuvas e enchentes. A medida vale tanto para as apólices de seguro automóvel quanto residencial, condomínio e empresarial.

SulAmérica

A SulAmérica ajudará os moradores da cidade do Rio de Janeiro em sua recuperação após os temporais que atingiram a capital fluminense no início desta semana. A companhia montou postos de arrecadação de água, alimentos, produtos de higiene e limpeza e demais itens em sua sede (Rua Beatriz Larragoiti Lucas, 121 – Cidade Nova), na Rádio SulAmérica Paradiso (Avenida Almirante Silvio de Noronha, 365 – Centro – Bossa Nova Mall) e em todas as suas filiais comerciais na cidade (endereços a seguir). A ajuda pode ser entregue nestes locais até 26 de abril.

“A empresa tem uma relação de 123 anos com o Rio de Janeiro, foi a cidade escolhida pela companhia para se estabelecer e até hoje não medimos esforços para que a empresa e a capital fluminense possam crescer juntas. Estamos profundamente consternados com o ocorrido e, além do atendimento qualificado para nossos clientes de seguros de automóvel e residencial, queremos auxiliar a população de forma geral por meio de doações e suporte, para que possam retomar a normalidade de suas rotinas o mais breve possível”, destaca o presidente da companhia, Gabriel Portella.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira em horário comercial (8h às 18h). Aos fins de semana, a arrecadação estará concentrada apenas na sede da companhia no Rio de Janeiro (Rua Beatriz Larragoiti Lucas, 121 – Cidade Nova), também das 8h às 18h.

A empresa doará a mesma quantidade sobre o total arrecadado ao longo da campanha.

Pontos de doação – filiais comerciais

Novo CASA Barra
Avenida das Américas, 1650, Bloco 1, Loja 101 – Barra da Tijuca

Espaço VIP – Rio de Janeiro
Rua Buenos Aires, 15, 3º andar – Centro

Cachambi – CASA
Rua Maestro Santiago Guerra, 345 – Bloco 1 – Cachambi

Zona Sul – Filial e CASA
Rua Nelson Mandela, 100 – Lojas 116/117, Bloco B – Botafogo

Atendimento a segurados

A companhia dá suporte a segurados na capital fluminense desde a segunda-feira (8). Prestadores foram orientados a remover veículos para as suas bases, de modo a realizar a regulação imediata e agilizar o processo de sinistro e liberação de indenização. A companhia deslocou, ainda, dez unidades de reboque de outras regiões do Estado do Rio de Janeiro para auxílio nas remoções de veículos nas ruas.

Tokio Marine

Diante da situação crítica, a Tokio Marine acionou um plano de contingência para tornar ainda mais ágil o processo de atendimento aos segurados da região. Com uma equipe exclusiva de operadores e com vistoriadores alocados em pátio previamente selecionado para concentrar todas as operações, a companhia consegue antecipar os diagnósticos e regulação de sinistros de Automóvel e demais riscos segurados.

A seguradora tem o compromisso de tomar medidas imediatas que visam amenizar os impactos que possam afetar seus Clientes. A ação, portanto, tem como objetivo viabilizar que, em no máximo 24 horas.

Mapfre

Em situações atípicas, como a das chuvas dos últimos dias no Rio de Janeiro, a Mapfre se mobiliza por meio de um plano emergencial de contingência para atendimento imediato aos clientes com danos em seus veículos ou residências. Desta maneira, as vistorias e liberações de indenizações são feitas de forma imediata.

A abertura de sinistros para carros na cidade aumentou em quase 150%, das 19 horas da segunda-feira (8), quando as chuvas começaram, até meio-dia de terça-feira (9). A maior parte dos casos está relacionada a panes gerais e entrada de água no automóvel.

FenSeg explica

De acordo com a FenSeg, a cobertura compreensiva do seguro automóveis – a mais completa, que engloba a maioria das apólices – garante indenização ao segurado em caso de prejuízos provocados por enchentes e eventos climáticos. Nesse caso, proprietários de veículos terão suas perdas cobertas pelo seguro. O pagamento de indenização é feito no prazo de até cinco dias úteis, em média, após a entrega da documentação completa.

Para entidade, o mais importante é garantir agilidade e segurança no atendimento aos clientes, como forma de minimizar as perdas. Daí a importância de entrar logo em contato com a seguradora e comunicar o sinistro. Basta informar todos os dados do veículo, explicando exatamente o que ocorreu. Além do acesso via central de atendimento, várias empresas já oferecem auxílio pela Internet ou pelo aplicativo do telefone celular.

O segurado pode ficar confiante. Aquele que contrata seguro não deixará de receber sua indenização por falta de dinheiro em caixa. Para fazer frente aos pedidos de indenização, as seguradoras contam com reservas técnicas e a supervisão da Susep. É importante registrar que as empresas seguradoras são previamente autorizadas a operar de acordo com a legislação vigente, seguindo exigências de patrimônio para garantia do cumprimento de todas as responsabilidades com os seus segurados.

M.S.
Revista Apólice

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