Ultima atualização 17 de abril

Capitalização e filantropia: uma parceria de sucesso

Filantropia Premiável aperfeiçoou controles sobre operações, trazendo para entidades beneficentes a segurança jurídica necessária para que pudessem planejar a aplicação dos seus recursos

A capitalização já vem há alguns anos sendo um importante mecanismo de captação de recursos para inúmeras instituições beneficentes do País. O produto se tornou uma alternativa viável para equilibrar orçamentos, custear despesas e melhorar o atendimento aos milhares de necessitados em diversos municípios brasileiros, especialmente em momentos de crise econômica, quando as doações passaram a ficar mais escassas.

Antonio Luís Cesarino

Para se ter uma ideia do êxito do uso da capitalização na filantropia, as instituições que congregam a Associação Nacional Salvar Vidas (ANSV) e outras que operam com o mesmo instrumento receberam mais de R$ 500 milhões, nos últimos três anos, como resultado das promoções vinculadas aos títulos de capitalização.

O inegável crescimento do uso da capitalização para fins filantrópicos levou a Susep a discutir com o mercado um produto exclusivo para esse fim. Foram meses de debates, reuniões e sugestões de todos os elos dessa cadeia, inclusive da FenaCap.

Após um processo amplo, transparente e justo, que culminou na Circular 569/2018, a Susep criou a nova modalidade de capitalização Filantropia Premiável, um grande avanço na normatização desse mecanismo. Essa decisão aperfeiçoou os controles sobre as operações, trazendo para as entidades beneficentes a segurança jurídica necessária para que pudessem planejar a aplicação dos seus recursos.

Grandes empresas se preparam para lançar produtos nessa área, o que indica que volumes ainda maiores serão disponibilizados para a filantropia. Não podemos esquecer também que esses investimentos estão sendo feitos com recursos privados, beneficiando também o erário com a arrecadação de tributos gerados pelas promoções.

Há agora um sentimento de esperança de que o novo produto possa ampliar ainda mais os impactos positivos na nossa sociedade.

Sobre o autor

Antonio Luís Cesarino, presidente da Associação Nacional Beneficente Movimento Salvar Vidas

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO