Ultima atualização 15 de março

Reforma da previdência: chegou a hora de sermos previdentes?

Se o brasileiro não está pronto para proteger seus bens mais valiosos, como vida e sua residência, quando terá a educação financeira necessária para fazer um planejamento de sua aposentadoria?

A reforma da previdência é prioridade do novo governo. Nós, que atuamos no mercado de seguros, muito tempo antes vínhamos alertando sobre sua necessidade e a importância de se garantir o futuro com um plano de previdência privada.

O sistema previdenciário no Brasil liga as gerações do passado, do presente e do futuro: os trabalhadores de hoje custeiam as aposentadorias de quem deixou o mercado e os de amanhã farão o mesmo com quem está agora na ativa. No entanto, a sociedade brasileira passa por rápida transformação. Nossa população envelhece depressa, porque as mulheres têm muito menos filhos do que no passado e porque as pessoas vivem mais tempo. Esse realidade projetada pelas próximas décadas traz um desequilíbrio crescente: haverá cada vez menos trabalhadores para sustentar cada brasileiro aposentado.

Alexandre Camillo

Há inúmeros artigos na internet explicando tudo o que muda com as novas regras de previdência social e ressaltando sua urgência. Mas quero analisar outro ponto desta mudança na sociedade. O alerta trazido pela reforma da previdência nos levará, finalmente, a sermos previdentes?

Estudo realizado pela Universidade de Oxford e a seguradora Zurich revelou que o Brasil tem a menor taxa do mundo em se tratando de cobertura pessoal por meio de seguros. Cerca de 19% dos entrevistados brasileiros afirmaram ter um seguro de vida, quando a média global é de 32%. O Reino Unido vem com a segunda pior taxa, com 21% de cobertura. O estudo avaliou cerca de 11 mil pessoas no Brasil, México, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, Malásia, Hong Kong e Austrália.

No Brasil, o seguro mais procurado ainda é o que cobre furtos e danos do automóvel, com cerca de 80% dos contratos, à parte, é claro, o DPVAT, que é aquele obrigatório e pago por todo proprietário de veículo para indenizar vítimas de acidentes de trânsito. Mesmo entre os donos de carros, motos e caminhões, o seguro está longe de ser uma unanimidade. Apenas 25% da frota nacional (de cerca de 100 milhões de veículos, segundo o Denatran) está segurada.

Diretamente ligada à falta de cultura do seguro está a ausência de planejamento. Brasileiro é um povo imediatista, que gosta de comprar com parcelas a perder de vista, não consegue aguardar juntar o dinheiro para então comprar o que deseja – em muitos casos pela real necessidade e falta de condições financeiras. E se o brasileiro não está pronto para proteger seus bens mais valiosos, como vida e sua residência, quando terá a educação financeira necessária para fazer um planejamento de sua aposentadoria?

Reforçando o sentimento otimista, característico de nosso povo, de que é preciso viver o presente e deixar as preocupações para quando vier a hora, sempre esteve lá a previdência social, algo tido como estável. O brasileiro acreditou que a previdência nunca ia mudar, pois o sistema sempre foi pontual, nunca falhou. Se a pessoa iria se aposentar com pouco ou muito, não importava, mas sua reserva estaria guardada.

A realidade hoje é outra. E deixa muitas pessoas revoltadas, com o sentimento de que alguém está lhe roubando seus direitos. Mas nós que trabalhamos neste segmento sabemos que a reforma é para tentar garantir que a explosão não seja ainda maior e ocasione a falência do sistema. É melhor arrumar a casa e garantir algum benefício, mesmo que mais tarde (até porque as pessoas vivem mais) do que nunca.

Será que este choque da população não deve servir para que nós comecemos a entender que não podemos ficar esperando, na eterna dependência do estado? Quando tivermos consciência de que devemos promover aquilo que queremos para nós, termos mais interesse e participação na política, sermos mais autônomos e empreendedores, tudo irá fluir melhor.

É desafiador, mas os tempos mudaram e quem não se adapta será engolido. Infelizmente para alguns, mas felizmente para quem tem visão de futuro, acabou aquele modelo de emprego em que se cumpre o horário e vai embora para casa, sem se posicionar mais ativamente na empresa. Esse cenário vai dando lugar ao empreendedorismo, de quem busca as oportunidades e pavimenta seu futuro. Quando você está por si, com seus recursos e dono de seus caminhos, força-se a fazer melhor e, sem dúvidas, a ser mais previdente.

Sobre o autor

Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO