Ultima atualização 29 de março

Comissão Técnica de Transportes da FenSeg tem novo presidente

Paulo Alves, que assume o cargo na Comissão, fala dos planos que traz para o seu mandato e faz projeções sobre o setor
Paulo Alves
Paulo Alves

Paulo Alves, novo presidente da Comissão Técnica de Transportes da FenSeg, fala dos planos que traz para o seu mandato e faz projeções sobre o setor.

O segmento de Transportes cresceu 14,7%, em 2018. Em 2019, janeiro já registrou 12,8%. Como o senhor vê as perspectivas para o ano?

O Seguro de Transporte de carga é bastante dependente da evolução ou retração da economia. Ainda que os relatórios indiquem um bom crescimento em janeiro de 2019, ou seja, o primeiro mês do ano, uma parte dessa produção pode ser um reflexo da movimentação de cargas realizada em dezembro de 2018, com os prêmios emitidos e reconhecidos no mês seguinte. Mas, de uma forma geral, estamos bem motivados com as previsões do crescimento da economia e do PIB para 2019, o que acarretará reflexos positivos para a carteira de Transportes.

Como novo presidente da Comissão de Transportes no próximo triênio de 2019-2022, quais são seus planos para os trabalhos do grupo?

Entendo que temos muito trabalho pela frente e a boa noticia é que nossos amigos, membros da Comissão Técnica, agregam muito, transferindo experiência e trabalhando em favor de nosso mercado. Temos que ter clara comunicação com o mercado e, como principais focos, algumas ações para entregar, como por exemplo:

  • Elaborar proposta de revisão do Clausulado dos Seguros de Transportes – Embarcadores;
  • Promover workshops que possam refletir a necessidade do mercado;
  • Apoiar e tornar mais próximas as subcomissões de Gerenciamento de Riscos e de Sinistros;
  • Possibilitar maior aproximação com as entidades de classe para melhor leitura das necessidades do mercado (ANTT, Autoridades Portuárias, etc);
  • Buscar melhores práticas e experiências de mercados internacionais.

É fato que muitas ações já estavam em andamento na Comissão de Transportes, com muita energia investida. Vamos trabalhar para concluí-las o mais rápido possível, além de iniciar outros projetos com total foco no consumidor de seguros de transportes.

Para o consumidor, o que se pode destacar sobre o setor de seguros de Transportes e sua importância?

O Seguro de Transportes tem grande impacto nas atividades desenvolvidas pelos segurados porque, nos dias de hoje, transportar cargas no território nacional se tornou um grande desafio, seja pelo roubo e avarias das cargas ou por acidentes envolvendo os veículos transportadores. O volume de indenizações registradas em 2018 pode responder à pergunta, ou seja, foram reportados à Susep em torno de R$ 1,656 bilhão de sinistros ocorridos, o que reflete a grande responsabilidade das seguradoras, no equilíbrio econômico das atividades dos segurados.

A Susep tem nova superintendente. Como em todo início de gestão, há algum destaque da área de Transportes junto ao órgão?

Entendemos que o primeiro discurso da nova superintendente Solange Vieira sobre a necessidade de desburocratizar o setor de seguros é torná-lo mais acessível à população, vindo ao encontro de todas as expectativas do setor. Embora as operações relacionadas aos seguros de Transportes sejam bem específicas, esta carteira não é diferente das demais no que se refere à necessidade de melhorias na subscrição dos riscos; na aplicação de gerenciamento de riscos e na cobrança dos prêmios de seguros. Precisamos modernizar o mercado, trazer produtos diferenciados em linha com as novas exposições de riscos e, sem sombra de dúvida, a Susep poderá ajudar muito nessa iniciativa em conjunto com as seguradoras e a Comissão de Transportes da FenSeg.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock