Ultima atualização 14 de março

Brasil é o 2°país com o maior número de ransomwares

País aparece com 10,75% das ameaças globais, atrás apenas dos Estados Unidos (11,05%)

O relatório “Smart Protection Network” – da Trend Micro – sobre o cenário de ameaças globais aponta que o Brasil é o segundo colocado entre os países com o maior número de ransomwares. O País aparece com 10,75% das ameaças globais, atrás apenas dos Estados Unidos (11,05%). Índia, Vietnã e México fecham o Top 5 dos Países com maior número de ameaças.

“Quanto mais conectado está o mundo, o número de ameaças aumentam. Os cibercriminosos buscam sempre lucrar, assim, utilizam desde técnicas clássicas, até novas tendências da tecnologia em busca de oportunidades rapidamente rentáveis e que sejam fáceis para aplicar o golpe.”, afirma Franzvitor Fiorim, diretor técnico da companhia.

No ano de 2018, a empresa bloqueou mais de 48 bilhões de ameaças no mundo. O total global de ameaças de ransomware, contado de janeiro de 2016 a dezembro de 2018, é de 1,8 bilhões. A contagem é uma combinação de todos os arquivos, URLs e e-mails maliciosos encontrados pela Trend Micro.

O relatório também aponta que o Brasil é o terceiro colocado entre os países com o maior número de ameaças de e-mail bloqueadas, com mais de 2 bilhões identificados.

Uma das práticas que ocorre é o Comprometimento de E-mail Empresarial (BEC na sigla em inglês), que está criando oportunidades para os cibercriminosos ganharem dinheiro. Nesses ataques, eles personificam um executivo de alto escalão para enganar um funcionário (geralmente um ligado ao departamento financeiro) para transferir fundos para a conta do atacante.

“O que faz esse tipo de golpe tão eficiente é a engenharia social empregada. Eles criam um ataque detalhado, com e-mails realistas, que incluem os nomes dos alvos e para parecer vir de pessoas de dentro da própria empresa”, explicou Fiorim.

O Brasil está no Top 15 dos países com mais vítimas afetadas pelo golpe, entre os 30 do ranking, de URL’s maliciosas, com mais de 12 milhões de pessoas afetadas e 813 mil endereços bloqueados, respectivamente. Isso demonstra que um mesmo link pode afetar quase 15 brasileiros.

O País aparece com mais de 40 milhões de malwares detectados, ocupando a sétima posição no Top 10 dos países com o maior número de ameaças bloqueadas. Além disso, também ocupa o Top 20 dos países com o maior número de malwares bancários bloqueados pela companhia. Esse tipo tem como alvo específico credenciais de usuários de bancos e outras informações relacionadas às contas bancárias. Foram 5.120 ocorrências do tipo.

Segundo o diretor, com a popularidade do aplicativos, os cibercriminosos continuam desenvolvendo apps falsos e maliciosos para roubar informações ou realizar outros tipos de ataques. Em uma amostra de mais de 6 milhões de apps, o Brasil está dentro do Top 15, com mais de 55 mil apps maliciosos.

O especialista alerta que os usuários devem sempre investigar a legitimidade de um aplicativo. “É importante verificar as avaliações de outros usuários e suspeitar se houverem, principalmente, pontuações muito positivas ou muito negativas. Pode indicar que as revisões reais tem classificação baixa, enquanto bots estão dando a classificação mais alta possível”.

T.P.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO