Ultima atualização 14 de fevereiro

A telemedicina como a grande oportunidade das healthtechs

Resolução que permite e regulamenta consultas, diagnósticos e até cirurgias a distância abre portas para que startups desenvolvam produtos e serviços tanto para o setor público quanto para o privado.

EXCLUSIVO – Na última semana, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou uma resolução que permite e regulamenta consultas, diagnósticos e até cirurgias a distância, tanto no SUS quanto no setor privado. A regra, que entra em vigor dentro de três meses, promete democratizar o acesso aos profissionais de saúde, além de baratear os custos.

A telemedicina já é bastante desenvolvida em países como os Estados Unidos, estima-se que o modelo movimente mais de U$S 9 bi por ano no país. No Brasil, segundo uma pesquisa realizada em dezembro de 2018 pela Associação Paulista de Medicina/Global Summit, com retorno espontâneo de 848 entrevistados, 84,67% dos médicos afirmaram usar ferramentas de TI para observação dos pacientes e para otimizar o tempo da consulta.

“O paciente poderá fazer a teletriagem através de vídeo conferência, Whatsapp ou qualquer outro aplicativo que dê esse acesso, e um médico generalista já o encaminhará direto para o especialista. Ou seja, é uma consulta menos, um deslocamento a menos, e toda uma logística que se economiza”, diz Raul Canal, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem).

O CEO da Brasil Telemedicina, Carlos Camargo, explica que as receitas serão enviadas por e-mail para as farmácias próximas ao CEP ou onde o paciente solicite, já os pedidos de exames vão direto para o paciente. “Assim, além da redução de custo financeiro, sem precisar fazer o deslocamento, o atendido não enfrentará riscos desnecessários”, defende.

Na Europa, 24 dos 28 países membros também possuem legislação sobre teleconsulta. Destes, 17 permitem a consulta remota de forma plena. “Apenas no ano passado, nos Estados Unidos, tivemos mais de 4 milhões de atendimentos médicos por internet. Não houve registro de processos judiciais. Em países da Europa, temos uma tendência parecida”, diz Camargo.

A resolução determina que, no caso de tratamentos longos ou de pacientes com doenças crônicas, a cada 120 dias sejam realizadas consultas presenciais. Outra imposição é que as consultas sejam gravadas e mantidas em sigilo médico – cabe ao profissional escolher a melhor forma de arquivo. “Normalmente, o paciente voltaria em 30 dias. São 3 consultas que em ele não precisará se deslocar, o que gera economia para ele e para o sistema”, explica Canal. “Imagina quando isso estiver a todo vapor na saúde pública. Os centros que fazem a triagem vão reduzir pelo menos a 1/3 o número de atendimentos presenciais”, projeta.

A resolução coloca as chamadas healthtechs ainda mais em evidência. Atualmente, há mais de 4.200 startups cadastradas na Base de Dados da Associação Brasileira de Startups. Destas, 6% são focadas em saúde. “Além do setor público, a concorrência deve crescer também entre as empresas do setor privado”, acrescenta Canal.

O paciente deverá, antes de tudo, ter um atendimento presencial, mas, em regiões onde não existam médicos ou em casos de emergência, ele poderá ser atendido diretamente pelo médico a distância, sem a primeira consulta presencial. Mesmo com essas vantagens, Canal salienta que há perigos com a nova resolução. Algumas regiões mais afastadas, infelizmente, não vão poder contar com esses atendimentos, pois geralmente a pessoa que não tem um médico por perto, também não tem acesso a um smartphone ou um computador para se comunicar”, pondera.

Para o presidente da Anadem, as consultas a distância também podem interferir na comunicação. “Isso pode trazer mais falhas à área da saúde. O exame presencial já traz um número de erros grande, os mais recorrentes são, inclusive, no diagnóstico”, conta. “Com o paciente a distância relatando para o médico o seu sintoma, pode-se haver uma falha de comunicação. Temos que ter uma vigilância muito grande em relação a isso”.

Fiscalização

Outro receio de Canal é a fiscalização. “O CFM não está preparado para fazer a vigilância. São empresas no Brasil inteiro operando”. Para ele, a grande dificuldade pode ser saber se quem está atendendo é realmente apto para isso. “Inclusive pode até ter médicos que deem atendimento, façam um diagnóstico, sejam treinados, mas, a distância, como eu vou saber se essas pessoas são médicos ou não?”.

“Uma empresa de telemedicina não vai contratar médicos renomados, que custam caro, vai trazer médicos com pouca experiência, recém-formados, com uma supervisão de médicos mais experientes, para baratear os custos”, acrescenta Canal. “Nós vemos isso com preocupação essa questão. Vamos ver se os órgãos vão se adequar e acompanhar isso de perto”.

Futuro

Contudo, Canal também projeta boas possibilidades para um futuro breve. “Não vai demorar muito para termos aplicativos nos quais o paciente coloca o polegar no leitor digital do celular e o médico já consegue fazer um eletrocardiograma ou para que paciente possa fazer um furo no dedo, colocar em um recipiente, e ter um hemograma sendo feito a distancia”, anima-se. “Vendo toda a nossa dificuldade em atender e o sistema caro que mantemos, vejo a medida como positiva”, destaca.

Para Camargo esse é um grande marco na saúde do Brasil, fato que já existia na maioria dos países desenvolvidos. A adaptação dos médicos deverá ocorrer e os resultados serão colhidos em médio tempo. “As operadoras de planos de saúde e órgãos governamentais terão em suas mãos uma grande ajuda no atendimento médico”, conclui.

Maike Silva
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock