Ultima atualização 15 de fevereiro

Reforma da previdência tem apoio de quase 50% dos brasileiros

Número que sobe para 63% entre os que se dizem bem informados; 54% dos entrevistados avaliam como bom/ótimo o início do Governo Bolsonaro
(Foto: Evaristo Sa/AFP)
(Foto: Evaristo Sa/AFP)

Ao iniciar um governo com 54% de avaliações ótimo e bom, o presidente Jair Bolsonaro tem também forte apoio para implementar a reforma da previdência. De acordo com o Estudo CVA Solutions sobre Política e Previdência, 49% dos entrevistados apoiam a reforma, sendo que o número sobe para 63% entre os que se dizem bem informados e para 64% entre os apoiadores do presidente.

O estudo foi realizado entre os dias 14 e 25 de janeiro, com 2.500 entrevistas em todo o Brasil, realizadas em painel online. A metodologia da CVA confere 95% de confiança no resultado, com margem de erro de 1,96%.

“Com boa aprovação popular, este é o momento certo do presidente Bolsonaro enviar para votação a reforma da previdência. A aprovação deve gerar confiança e ativará o círculo virtuoso da economia, já que o governo se inicia com inflação baixa, taxas de juros baixas e reservas internacionais altas. Porém, será necessário e urgente o governo iniciar já um esforço de comunicação para explicar o tema da previdência para a população”, observa Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions.

Política Nacional

De acordo com a pesquisa, 54% dos entrevistados avaliam como bom/ótimo o início do Governo Bolsonaro. A melhor avaliação está entre os homens (61%), profissionais liberais (60%), evangélicos (65%), moradores do interior (58%), nas regiões Sul (59%) e Centro-Oeste (61%), com maior renda (57%), e os mais velhos (64%).

Avaliação de temas e problemas

Os assuntos mais bem avaliados pela população neste início de governo são os assuntos relacionados ao Ministério da Economia (Paulo Guedes) e da Justiça (Sergio Moro). O percentual de notas ótimo e bom por assunto são: Economia (53%), Combate à Corrupção (52%), Relações Internacionais (50%) e Segurança Pública (50%).

O grau de confiança nas instituições (% ótimo/bom) é alta quando se fala em Polícia Federal (66%), Forças Armadas / Militares (65%), Operação Lava Jato (60%) e Presidente Jair Bolsonaro (58%). Ao contrário, a confiança no Congresso Nacional e nos Partidos Políticos é baixa: respectivamente 23% e 19%.

A pesquisa também avaliou a opinião sobre temas comentados durante a campanha. Os que avaliam bem (ótimo/bom) o início do governo Bolsonaro são favoráveis à escola sem ideologia política (71%), querem avaliação dos funcionários públicos por meritocracia (78%), que o foco do estado deve ser educação, saúde e segurança pública (84%) e apoiam a posse de arma (73%). Em relação ao porte de arma, 56% são contrários. Acreditam que as privatizações reduzem a corrupção nas estatais (61%), apoiam a atuação do exército na segurança de cidades muito violentas (74%).

Outro destaque da pesquisa foi sobre a maneira como a população se informa sobre política e economia. 59% responderam que buscam informação em sites de notícias na internet, 51% em telejornais e 32% em redes sociais. A TV Globo é a emissora mais assistida em notícias (31%), seguida por TV a cabo (25%) e TV Record (19%). O Facebook é a rede social mais utilizada (87%), seguida por YouTube (75%), Instagram (65%) e Twitter (27%). Durante as eleições os entrevistados afirmam ter acompanhado as propostas de Bolsonaro na TV (48%), no Facebook (42%), em Sites de Notícias (40%) e no Whatsapp (29%).

Reforma da previdência

Entre os entrevistados, 49% são favoráveis à reforma, 19% são neutros, 25% são contra e 7% não sabem.

Metade dos entrevistados afirmam estar informados sobre a reforma da previdência e 57% consideram o assunto um problema a ser resolvido. Mas o conhecimento da conjuntura econômica e social, que fundamenta a necessidade de uma reforma da previdência é mediano. Conforme o conceito testado, o conhecimento varia de 43% a 73%. Por exemplo: sobre cortar privilégios e igualar o teto da aposentadoria para todos, 73% concordam. Já sobre a idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens devido ao aumento da longevidade, apenas 43% concordam.

Opinião por segmento

Os mais favoráveis à reforma da previdência são os homens (58%), moradores da região Sul (55%), com mais de 54 anos (59%), com maior escolaridade (54%) e que ganham mais de cinco salários mínimos (58%). Os menos favoráveis são as mulheres (41%), moradores da região Nordeste (43%), jovens (42%), com menor escolaridade (44%) e com renda de até cinco salários (44%).

A CVA Solutions também possui resultados para outros cruzamentos e segmentos. Os que dizem ser espíritas são os mais favoráveis à reforma da Previdência (55%), assim como os que assistem à TV Bandeirantes (60%) e os que leem jornais e revistas impressos (57%). Os menos favoráveis são os sem religião (42%), os que não assistem noticiário de TV (31%) e os que se informam em conversas com amigos e família (40%).

“Quanto mais informado, mais o indivíduo apoia a reforma da Previdência. É necessário e urgente começar a explicar para a população os conceitos de longevidade, empregados que contribuem versus aposentados e equidade da reforma”, explica Sandro Cimatti, lembrando que dentro do grupo favorável à reforma, os que consideram o tema “um grande problema” são 71%, são favoráveis à idade mínima de 62 para mulheres e 65 anos para homens (60%), apoiam o mesmo teto salarial para todos (81%), e querem as mesmas regras de idade para funcionários públicos e privados (86%).

Outras opiniões sobre a situação do país e da previdência também são mais apoiadas pelos mais informados. Entre os favoráveis à reforma da Previdência, 65% concordam que o país gasta mais dinheiro para cobrir as despesas com a previdência social e que dessa forma sobra menos recursos para Saúde, Educação e Segurança; 74% concordam que é injusto gastar quase todo o dinheiro dos impostos com a previdência; 74% concordam que a reforma da previdência deve ser gradual; 64% concordam que a idade mínima deve ser de 62 para mulheres e 65 anos para homens; 82% concordam que para a reforma da previdência social ser justa é preciso cortar os privilégios, igualar o teto de aposentadoria para todos brasileiros, inclusive funcionários públicos, políticos, juízes e militares; e 78% concordam que antes do governo mexer nas regras da aposentadoria das pessoas comuns deveria fazer uma reforma da previdência de funcionários públicos, políticos, juízes e militares.

Para Sandro Cimatti, o governo deve adotar um discurso com argumentos eficazes sempre enfatizando o combate aos privilégios e combate às injustiças, para conquistar o apoio da população e dos políticos à reforma da previdência.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO