Ultima atualização 12 de fevereiro

Insurtech integra inteligência artificial para a autovistoria de automóveis

Solução, que foi desenvolvida junto com a IBM, promete reduzir o tempo da vistoria para no máximo 24 horas
Henrique Mazieiro
Henrique Mazieiro

EXCLUSIVO – A Planetun anunciou o lançamento da sua nova solução para vistoria de automóveis baseada em Inteligência Artificial. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a IBM e promete interagir com o usuário em tempo real e acelerar o processo de autovistoria.

“Nós já temos um aplicativo de autovistoria, mas ele ainda não conta com um dispositivo de ‘autocorreção’. A partir de agora, colocaremos uma Inteligência Artificial (IA) nesse mesmo aplicativo”, revela Henrique Mazieiro, CEO do Grupo Planetun.

A novidade é que agora o cliente será acionado pela IA caso haja algum problema com a foto tirada no processo de autovistoria. “Cerca de 30% das fotos que o segurado tira com esse aplicativo atual não são utilizadas pela seguradora, pois ele pode ter batido em um ângulo errado ou com algo na frente”, explica o CEO. “O que a interação fará é ver em tempo real como está a foto tirada. A IA vai direcioná-lo em tempo real para fazer uma nova”. O executivo explica que o sistema consegue identificar se a imagem é do motor, se está na diagonal correta, se o carro está desligado.

O sistema está sendo apresentado em fevereiro e vai para o mercado a partir de março. A empresa acredita que futuramente a ferramenta trará redução de custos às seguradoras. “A solução atual reduz em pelo menos 50% o custo operacional do cliente. Agora, com a IA, a assertividade do processo será ainda maior, pois não teremos mais a margem de 30% de retrabalho”.

De acordo com Mazieiro, a média para se fazer uma vistoria completa é de cerca de 5 dias, que está muito acima do esperado pelo cliente. “Com esse aplicativo, em 6 horas nós conseguimos disponibilizar para a seguradora as fotos para que ela faça a análise final”. Ele conta que a insurtech faz uma pré-análise e seleciona as imagens necessárias para o cliente. “Temos casos em que em 48 horas a seguradora faz a conclusão do processo. Nossa expectativa a partir de agora é que em no máximo 24 horas o cliente já tenha isso encerrado”, complementa o executivo.

A solução foi criada em um ambiente cloud justamente para que pudesse trazer boa performance e escalabilidade. “Em 2017, nós fizemos 35 mil processos de autovistoria; em 2018, pulamos para 135 mil, já abrindo inclusive para inspeção residencial e para o comércio. A expectativa para esse ano é ainda melhor”, reforça Mazieiro. “Estamos lançando para o Auto e esperamos até o próximo semestre lançar também no residencial”, esclarece.

Antifaude

Mazieiro considera o aplicativo mais seguro pois este reconhece se a foto já foi utilizada. “Temos uma preocupação com a fraude. O módulo de antifraude checa data e hora e local em que a foto foi batida”, começa. “Se acontecer algo suspeito, a seguradora é notificada de uma possível fraude”, conclui.

Kelly Lubiato e Maike Silva
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO