Ultima atualização 11 de fevereiro

FenaSaúde apresenta as expectativas para o setor em 2019

Com a expectativa de recuperação econômica a partir desse ano, desejo é que o setor ganhe mais três milhões de beneficiários no próximo triênio

Nos próximos três anos, o economista João Alceu estará à frente da FenaSaúde. O executivo espera que no período de sua gestão o segmento volte a crescer, após a significativa evasão de beneficiários entre 2015 e 2017. Ele aponta os avanços esperados para o segmento.

“Um dos principais indicadores do mercado de saúde é o número de beneficiários. Observamos, nos últimos três anos, uma queda expressiva desse número, que chegou a três milhões de perdas até meados de 2018. Desde então, vimos uma estabilização e a quantidade de beneficiários voltou a crescer – aumento de 200 mil beneficiários entre 2017 e 2018. Com a expectativa de recuperação econômica maior a partir desse ano, nosso desejo é que o setor possa recuperar os três milhões de beneficiários nos próximos três anos”, comenta João Alceu.

Além da retomada da economia, a entrada de um novo Governo – baseado em uma agenda econômica mais liberal – marca um novo momento no debate sobre as pautas do setor.

Com o objetivo de contribuir com essa discussão, a FenaSaúde elaborou o documento ‘Desafios da Saúde Suplementar’, no fim do ano passado, com 11 medidas para combater a escala dos custos médicos, que reflete diretamente na majoração das mensalidades de planos de saúde.

Dentre as ações, adotar ou fortalecer a atenção primária à saúde e rede hierarquizada; novas regras de precificação e reajuste; mudança nas regras de incorporação de novas tecnologias; combate a fraudes; mudança do modelo de remuneração dos profissionais de saúde; análise de impacto regulatório (AIR); criação de produtos de previdência e poupança vinculados à saúde; e maior transparência dos custos ao longo de toda a cadeia de Saúde Suplementar, entre outras. A publicação já foi entregue ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Além disso, a diretoria da FenaSaúde tem se reunido com outras entidades do setor, como Unimed, Unidas e Abramge, para formular pauta comum que será encaminhada ao Ministério da Saúde nos próximos meses. “Esperamos em 2019 uma atuação ainda mais próxima da ANS, com o desenvolvimento gradual das pautas formuladas em conjunto com as outras entidades e que estão bastante alinhadas com o discurso do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Entre os tópicos estão a integração do setor privado com o setor público; o foco na assistência primária à Saúde e uma possível revisão das normas de regulação que hoje inibem a venda de seguros individuais. Se conseguirmos avançar em algum desses pontos, já será uma grande vitória para 2019”, concluiu.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock