Ultima atualização 27 de fevereiro

2019, um novo ciclo econômico

Desde o final de 2017, analistas apontam a perda gradual de dinamismo da economia global; a atual situação parece confirmar essa desaceleração cíclica

Desde o final de 2017, analistas apontam a perda gradual de dinamismo da economia global. A atual situação parece confirmar essa desaceleração cíclica. A fase prolongada que sucedeu a crise de 2008-2009 parece estar chegando ao fim.

Apesar da complexidade inerente a qualquer cenário de desaceleração econômica e dos sinais de desequilíbrio nos balanços de alguns agentes econômicos, não há antecipação da presença de riscos que poderiam transformar a visão de mudança de ciclo em uma hipótese de crise global.

Ao contrário do que vinha ocorrendo nos últimos anos, essa desaceleração se caracterizará por ser menos intensa em atividade e inflação, com condições financeiras menos favoráveis e divergentes, e cada vez mais assíncrona. Neste ano, o crescimento global da economia deverá ser em torno de 3,3%. Enquanto em 2018 as economias emergentes cresceram em torno de 4,7%, em 2019, elas chegarão perto de 5%. Os mercados desenvolvidos, que cresceram em torno de 2,2% no ano passado, deverão ficar abaixo de 2% no mesmo período.

No caso do Brasil, a atividade econômica se recuperou no terceiro trimestre do ano passado, o que nos permite prever um fechamento com crescimento de cerca de 1,2%. A expectativa para 2019 é de mais dinamismo econômico, com capacidade para atingir um crescimento de 2,3%, sustentado pela demanda interna e pelas exportações favorecidas pela depreciação acumulada do real.

Com a inflação controlada em torno de 4% e a recuperação gradual do mercado de trabalho, até 2020, o crescimento poderia ficar em torno de 2,6%; confirmando o potencial e o vigor da economia brasileira. No entanto, a possibilidade de intensificar ainda mais o ritmo de crescimento e materializar expectativas positivas exigirá a realização de reformas estruturais (fiscais e previdenciárias) que estimulem a atividade econômica.

É verdade que, para as economias emergentes, boa parte dessas ameaças de recessão vem do grau de dependência das decisões e do desempenho econômico do resto do mundo. Mas é igualmente verdade que as maiores oportunidades neste tipo de situação resultam da capacidade de implementar políticas econômicas fortes e resilientes. A história confirma que isso tem sido parte do sucesso das maiores economias emergentes. Assim era antes. Assim continua sendo.

Sobre o autor

Manuel Aguilera, diretor geral de Serviços de Estudos da Mapfre

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO