Ultima atualização 31 de janeiro

Startups: desafios e oportunidades no segmento de assistência

Ter uma ideia e seguir em frente com um projeto de um negócio pode ser algo simples de executar, porém desenvolver uma ideia inovadora e que possa ser a base de um negócio de sucesso é mais complicado

Ter uma nova ideia e seguir em frente com um projeto de um novo negócio pode ser algo simples de executar, porém desenvolver uma ideia inovadora e que possa ser a base de um negócio de sucesso é mais complicado. É nesse ponto que surgem as startups, cada vez mais presentes no mundo dos negócios. E elas existem para desafiar os modelos de negócio tradicionais e criar condições para que possamos analisar e buscar melhorias constantemente.

Jorge Cordenonsi

Geralmente a ideia começa com a intenção de resolver um problema para o qual ainda não existe uma solução eficiente. O problema deve ser extremamente bem definido e, principalmente, que a solução desenhada seja a desejada pelos clientes potenciais. Entre os desafios, enfatiza-se a importância de testar a solução encontrada com esses clientes, antes que seja detalhada e efetivamente desenvolvida.

E também existem as startups que não conseguem sobreviver, porque criaram uma solução que não existe para o mercado, ou seja, não há nenhum cliente potencial para o seu produto ou serviço. Essa é uma das razões mais comuns de fracasso das startups.

Não adianta os fundadores serem apaixonados pela solução encontrada se não existir um problema claro e bem definido a ser solucionado. No segmento de assistência, o processo de acionamento de uma rede de prestadores de serviços é um dos problemas existentes. Selecionar o melhor prestador que possa executar, por exemplo, um serviço de reboque, numa determinada localidade, requer uma jornada que começa com a identificação da localização geográfica e pessoal do cliente e do prestador, a definição do tempo estimado de atendimento e, principalmente, a execução do serviço com eficiência, no menor tempo, no menor custo e com a maior qualidade possível.

As oportunidades para esse processo surgem da etapa de atendimento, que pode ser feito por agentes virtuais, da execução de sistemas automatizados para seleção dos prestadores e da conexão sistêmica com a rede der prestadores de serviços. Atualmente, são várias as perspectivas para a criação de startups apenas nesse processo de acionamento.

O segmento de assistência é um setor rico de possibilidades para o surgimento de startups que possam gerar uma mudança radical na maneira como essas empresas operam. Cabe aos gestores a iniciativa de abrir a companhia para o trabalho integrado com as startups no mercado. Uma das iniciativas chave para isso é a organização de eventos, como hackathon, espaço para a discussão de problemas e busca de soluções. Isso pode gerar uma ponte entre a empresa e o ecossistema de startups, que cresce constantemente.

A integração com as startups é necessária não somente para que a empresa possa desenvolver e explorar novas soluções e serviços, mas também para garantir a sua sobrevivência e o crescimento almejado.

A empresa não precisa necessariamente ter uma área de inovação para conduzir esse tipo de iniciativa, mas deve ser esta uma meta dos gestores, pois, especificamente para o setor de assistência, a empresa que existe hoje poderá não existir num futuro próximo.

Algumas companhias do setor criaram células independentes de inovação que promovem este tipo de integração. É uma forma de organização que funciona bem, porém não se pode esquecer que uma inovação ou uma nova ideia pode ser necessária para resolver problemas básicos, como a simples tarefa de acionar um prestador de serviços. O foco é estar sempre atento a todas as oportunidades e aberto para o mundo das startups.

Sobre o autor

Jorge Cordenonsi, CIO da Europ Assistance Brasil

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock