Ultima atualização 10 de janeiro

Os riscos portuários

Entender os riscos que envolvem uma operação portuária, exigências contratuais e legislação requer, acima de tudo, conhecimento e planejamento para identificar e mitigar possíveis perdas

O mercado segurador nacional passou por uma fase de mudanças importantes, entre as principais, a de consolidação através de fusões e aquisições. Como consequência reduziu a quantidade de seguradoras operando neste segmento, sendo a maioria absoluta dos players de origem multinacional. Estes trazem para o Brasil seus modelos globais de subscrição e critérios de aceitação de risco.

Simone Ramos

Se de um lado a presença de multinacionais amplia a disponibilidade de serviços, produtos e capacidade, do outro lado, aumenta a demanda por informações para aceitação dos riscos e reduz o apetite que estejam fora das normas globais a que os subscritores passam a estar sujeitos.

Ainda que haja um movimento de seguradoras de varejo que começaram a entrar no segmento corporativo, seu foco tem sido quase que exclusivamente em médios riscos e ainda não tem um papel relevante nos grandes. Esse quadro impacta vários segmentos de grandes riscos, dentre eles o segmento de operadores portuários.

As mudanças entre o perfil de aceitação de risco das seguradoras e as colocações de seguro de operadores portuários estão mais complexas. A política de retenção de riscos de cada cliente passa a ter uma análise diferenciada.

O novo cenário passou a exigir dos corretores grande competência técnica, conhecimento específico sobre o setor, produto e mercado segurador para viabilizar a renovação das apólices. Historicamente, é essencial cooperação entre o mercado local e o internacional, já que com frequência é necessário contar com apoio de resseguradores internacionais, em especial do mercado londrino, para viabilizar as colocações.

A composição de carteiras visando flexibilização de custos e aceitação no mercado, em conjunto com suporte no trabalho de gerenciamento de riscos e controle, também irá auxiliar no ajuste das franquias para redução de custos e controle de sinistralidade.

O risco ambiental é um tema que também merece destaque.

No Brasil, a legislação ambiental tem evoluído e as questões relacionadas a esse tema fazem parte de uma agenda corporativa. A fiscalização hoje é mais rigorosa e os ambientalistas tem sido mais atuantes denunciando todo indício de dano a natureza e ao meio ambiente.

As regulamentações ambientais estão forçando os portos a se tornarem ecológicos por meio de alternativas de combustível, água de lastro e construção de portos. A demanda por esse seguro tem aumentado nos últimos anos, já que o custo de aquisição não é tão elevado se comparado à época de seu lançamento no mercado brasileiro e os sinistros recentes demonstram cada vez mais a necessidade de se proteger para eventos cujos prejuízos podem ser muito elevados (investigação, defesa, monitoramento, remediação).

Diante deste cenário, será necessário ler o plano estratégico de seu cliente, mergulhar no entendimento das exposições para cada tipo de evento em particular e buscar integralizar os riscos para identificar possíveis ameaças.Não somente por se tratar de apólices estratégicas, mas devido a complexidade das operações, o ideal é agregar objetivos estratégicos da empresa com um programa de seguros pertinente às operações.

Os riscos inerentes à operação portuária como logísticos, armazenagem, contratuais, construção, cibernéticos, roubo de cargas, danos a terceiros e ambientais são relevantes. Entre os principais seguros contratados para este segmento estão: Responsabilidade Civil Operador Portuário, Responsabilidade Civil Ambiental, Responsabilidade Civil Geral, Riscos Operacionais, Transporte, Frota de Veículos e Responsabilidade Civil de Administradores (D&O).

As empresas necessitam estar preparadas para eventos catastróficos, inesperados e significativos, que resultam em impactos diretos sobre bens patrimoniais, processos produtivos, imagem e interrupção dos negócios.

Um programa de seguros bem estruturado será importantíssimo neste processo para que possa proteger possíveis danos dos ativos de uma empresa.

Sobre a autora

Simone Ramos, especialista em Riscos Seguráveis para Portos, Terminais e Logística

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock