Ultima atualização 30 de janeiro

Mapfre aponta para potencial de seguros em mercados emergentes

Setor vai crescer graças ao dinamismo em mercados nos quais a taxa de penetração de seguros ainda é baixa

O estudo “Panorama Econômico e Setorial”, elaborado pela área de Serviços de Estudos da Mapfre e publicado pela Fundación Mapfre, aponta que, apesar do fim do ciclo de alta em países mais desenvolvidos, o setor segurador vai crescer graças ao dinamismo em mercados emergentes, no qual a taxa de penetração de seguros ainda é baixa.

Em 2019 espera-se uma redução na contribuição para o crescimento global dos mercados desenvolvidos (que crescerão abaixo de 2%) e uma maior contribuição dos emergentes, que aumentarão entre 4% e 5%, apoiada por condições financeiras globais previsivelmente melhores.

De acordo com a pesquisa, a desaceleração da atividade econômica global se traduzirá no crescimento dos prêmios de seguros globais, nos segmentos de Seguros Gerais e Vida. A normalização das políticas monetárias pode ajudar no desenvolvimento do negócio de Previdência, e melhorar a rentabilidade financeira das seguradoras, caso se materialize um cenário de juros mais altos.

No Brasil, espera-se que o crescimento real do PIB em 2019 seja da ordem de 2,3%, ante 1,2% em 2018. Esta melhoria nas previsões é principalmente atribuída a uma recuperação no consumo privado e no investimento, mas o estudo avalia que as reformas estruturais continuam imprescindíveis para garantir o equilíbrio das contas públicas.

O ambiente interno segue favorável para o segmento de Seguros Gerais, que tem estimativa de crescimento nominal (sem descontar a inflação) em torno de 10,7% neste ano. “O momento de otimismo, favorece o segmento de seguros dado seu forte vínculo com o ciclo econômico. Em nossa percepção há um grande potencial de crescimento para o mercado segurador no Brasil”, afirma Fernando Pérez-Serrabona, novo CEO da Mapfre Regional Brasil.

No Índice Global de Potencial da Seguradora (GIP-Mapfre), elaborado como uma medida para delimitar o espaço global segurável, o Brasil aparece entre os dez países, entre 96 mercados avaliados pela companhia, com alto potencial tanto no segmento Vida quanto Não-Vida.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock