Ultima atualização 29 de janeiro

Carta de Conjuntura revela otimismo com relação ao Governo Bolsonaro

Sincor-SP divulga a primeira Carta de Conjuntura do ano, que ressalta a queda da taxa de desemprego e as expectativas com a retomada econômica

“Nesta primeira Carta de Conjuntura do Setor de Seguros do ano vemos a melhoria de mais um importante indicador econômico: o desemprego começou a cair.

Com a estabilidade política e o otimismo das empresas em relação ao Governo Bolsonaro, as expectativas para o setor de seguros em 2019 são as melhores possíveis. Já no fim de 2018, pós-eleições, tivemos a evolução de indicadores como o crescimento do PIB, a redução do câmbio do dólar, e o crescimento da Bolsa de Valores. Geralmente, o último índice a melhorar é o desemprego e, embora ainda esteja considerado alto, já começou a cair. No momento, este é o principal problema econômico e social no País e as consequências do comportamento dessa variável no mercado de seguros são óbvias.

A taxa de desemprego nos últimos três meses, embora de maneira ainda lenta, está em queda. De
2015 até o meio de 2016, a situação foi catastrófica, de um patamar de 10%, passamos a 17% em um ano e meio. Do meio de 2016 até o meio de 2018, apesar da melhora em alguns indicadores econômicos, o desemprego oscilou na faixa de 16 a 18%. Na prática, os números pararam de piorar. Nos últimos três meses de 2018, já antecipando a melhora econômica esperada para 2019, a trajetória ficou em queda. Em novembro de 2018, o número ficou abaixo de 16%, fato que não acontecia desde março de 2016. Os dados ainda estão ruins, mas já é um alento. Para 2019, a expectativa é que essa trajetória seja de queda ainda mais acentuada.

Na próxima Carta de Conjuntura já teremos os resultados de 2018 e poderemos perceber os indícios de melhora nos últimos meses. Para 2019, esta curva de crescimento será ascendente e nós corretores de seguros e Sincor-SP saberemos aproveitar este momento de oportunidades”.

Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP

Veja a Carta de Conjuntura de Janeiro de 2019 completa aqui.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock