Ultima atualização 31 de janeiro

5 tendências da luta contra a fraude de seguros para 2019

Abordagem eficaz contra a fraude em toda a indústria levará a portfólios saudáveis para seguradoras e prêmios de seguro justos para os clientes

As coisas não mudam da noite para o dia, mas uma abordagem eficaz contra a fraude em toda a indústria levará a portfólios saudáveis para seguradoras e prêmios de seguro justos para os clientes. Recentemente, a Friss realizou o “Inquérito sobre a Fraude em Seguros 2019” para obter um melhor entendimento da situação atual do mercado, os desafios que as seguradoras devem superar e o nível de maturidade da indústria sobre fraude em seguros. Aqui estão as 5 melhores conclusões:

1 – Automatizar a luta contra a fraude para melhorar os resultados

Empresas como Google, Spotify e Uber oferecem produtos ou serviços personalizados. A informação é o motor de tudo. Quanto mais você conheça, melhor poderá atender às necessidades de seus clientes. Isto também é verdade para o setor de seguros. É muito importante conhecer seus clientes e, com uma grande quantidade de dados, as seguradoras agora os conhecem ainda melhor. Pode-se acreditar que, com a velocidade da era digital de hoje, a luta contra a fraude é automatizada, mas não é esse o caso. 67% dos entrevistados argumentam que a luta contra a fraude em suas empresas é baseada no palpite de seus ajustadores, em vez de usar processos automatizados.

2 – Aproveite a Inteligência Artificial (IA)

Um software inteligente é capaz de processar informações rapidamente, de aprender de forma independente, tirar conclusões inteligentes e fazer recomendações. Semelhante ao ser humano, mas mais inteligente e mais eficiente. Estamos falando de inteligência artificial (IA). A grande quantidade de dados e o impressionante poder computacional permitem que essas análises sejam realizadas em grande velocidade e com grande precisão. Por exemplo, a Inteligência Artificial pode ser usada para analisar imagens, verificando simultaneamente se houve fraude. Além da análise de imagens, existem dezenas de tipos de ‘IA’ atualmente disponíveis e em desenvolvimento. As seguradoras podem usar essas tecnologias para melhorar e aperfeiçoar seus processos de identificação de fraude e análise de risco.

3 – Tudo gira em torno aos dados

Os cientistas de dados nas seguradoras devem lidar com uma grande quantidade de informações: dados internos da seguradora provenientes de arquivos ou colegas de trabalho, dados de vários sistemas e dados de fontes externas. Informações sobre os segurados e os ativos, os sinistros e a fraude detectada permitem julgamentos informados sobre os riscos, as tendências e o valor das apólices e os portfólios. Em um mundo ideal, a informação seria capturada inteiramente em números e em campos de dados apropriados. Mas esta informação é confiável? Existem diferenças importantes entre o mundo ideal e a realidade: nos sistemas e em nós, seres humanos. As diferenças na cultura, precisão e consistência dificultam a comparação do conteúdo de vários sistemas administrativos. E, para completar, o fator humano pode ter uma influência positiva e negativa na qualidade dos dados.

4 – Definir claramente uma cultura de luta contra a fraude

Os organismos reguladores em muitos países criam esquemas de luta contra a fraude e campanhas de conscientização antifraude. Diversas associações da indústria também emitiram diretrizes e propuseram medidas preventivas para ajudar as seguradoras e seus clientes. 72% das seguradoras dizem ter uma cultura de luta contra a fraude. No entanto, apenas um terço tem uma política de tolerância zero contra fraudes. Uma cultura de luta contra a fraude requer uma comunicação estruturada entre os departamentos, a participação dos gerentes, treinamento para conscientizar sobre a fraude e alinhar padrões de desempenho para o pessoal. Em geral, quando se trata de indicadores-chave de desempenho, os ajustadores são medidos em termos de satisfação do cliente e velocidade no tratamento dos sinistros. Se a detecção eficaz de fraude também é medida, é necessário responder a mais perguntas no processo com o cliente. Se as seguradoras se alinharem, elas podem dar grandes passos.

5 – Compartilhar é bom

As seguradoras se beneficiariam unindo forças e compartilhando informações por meio de bancos de dados sobre a fraude. É a única maneira de rastrear, combater e controlar a fraude organizada. Isso ajudaria as seguradoras a aprender sobre os mais recentes mecanismos de fraude e estar na vanguarda. Os fraudadores estão sempre procurando pelo ponto fraco. O acesso a bancos de dados de fraudes internacionais impediria que os fraudadores se mudassem de um país para outro e de uma seguradora para outra. Se as seguradoras compartilhassem dados sobre sinistros fraudulentos, workshops, provedores de serviços médicos, imagens e bens segurados aumentariam suas chances de parar aos fraudadores desde o início. Na pesquisa, 33% das seguradoras identificam a cooperação como um desafio.

Luta

A luta contra a fraude deve estar no DNA da seguradora. Os planos e regulamentos internacionais de luta contra a fraude ajudam a pavimentar o caminho para uma indústria de seguros honesta, em todas as seguradoras e através das fronteiras. Será importante, pois os fraudadores não estão limitados a cometer fraudes em uma única seguradora. Enquanto o conhecimento da indústria está crescendo, ainda há muitas oportunidades de melhoria.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock