Ultima atualização 17 de dezembro

Riscos ASG e Emergentes envolvem desafios legais e regulatórios

A CNseg, em conjunto com a Swiss Re, realizou o Seminário de Riscos ambientais, sociais, de governança e riscos emergentes, em São Paulo

Sudeste – A CNseg, em conjunto com a Swiss Re, realizou o Seminário de Riscos Ambiental, Social e Governança Corporativa (ASG) e Riscos Emergentes, em São Paulo. O gerente de Conduta de Mercado e Relações Internacionais da CNseg, Pedro Henrique Pinheiro, abriu o evento destacando a importância do tema, inclusive, em âmbito global, e a evolução dessa abordagem nos últimos anos. “Quando os Princípios para Sustentabilidade em Seguros (em inglês, PSI) foram lançados em 2012, o diagnóstico da Organização das Nações Unidas (ONU) constatou que os aspectos ambientais, sociais e de governança já faziam parte das decisões de subscrição de maneira informal. Mas para que seja efetiva, a integração desses aspectos exige que o subscritor desenvolva competências além das triviais. Envolve desafios legais e regulatórios e demanda conhecimento e dados que permitam compreender o risco em todos os seus campos de incidência”, afirmou Pedro.

Luciano Calheiros, country presidente do Grupo Swiss Re no Brasil e CEO da Swiss Re Corporate Solutions Brasil Seguros, deu início à programação do dia, introduzindo o quão importante e presente são as questões de sustentabilidade para a companhia. Tema desenvolvido a seguir pelo COO Latin America da Swiss Re, Luis Fabiano dos Santos, que apresentou o conceito de resiliência que dita a visão da empresa, em consonância aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

O Head Property & Engineering da Swiss Re Corporate Solutions no Brasil, Silvio Steinberg, trouxe outros exemplos práticos: “Criamos guias de como lidar com a sustentabilidade nos negócios, buscando o equilíbrio entre negócios e responsabilidades social e ética, tendo, basicamente, dois princípios/áreas de foco – direitos humanos e meio ambiente, e a criação de uma ferramenta de análise online de risco, que, só no ano passado, analisou 15 mil riscos no mundo.”

Para abordar “Riscos emergentes”, o evento contou com a participação do CFO & COO da Swiss Re para América Latina, Frederico Knapp, que destacou alguns deles, como os riscos que envolvem a água, a exemplo do ocorrido em São Paulo com a crise hídrica, a escassez do recurso em diversas regiões e as projeções preocupantes, que mostram que até 2025, 2/3 da população mundial terá problemas com abastecimento de água. Citou, também, os riscos da acumulação de dados em nuvens, a exemplo de vazamentos recentes em função de possíveis ataques cibernéticos, cada vez mais presentes. Segundo Knapp, um estudo da Cyber Risk Landscape aponta que, até 2020, 92% de todos os processamentos mundiais deverão ser feitos na nuvem.

Na segunda parte do evento, a presidente da Comissão de Sustentabilidade e Inovação da CNseg e diretora de Sustentabilidade da Mapfre Seguros, Fátima Lima comemorou a evolução da abordagem do tema no setor: “A sustentabilidade envolve aspectos sociais, de governança, ambientais e riscos cibernéticos. Importante entender como essas questões estão integradas aos nossos negócios.”

O encerramento ficou por conta da Superintendente de Acompanhamento de Conduta de Mercado da CNseg, Maria Elena Bidino. “O papel da CNseg de trazer essas discussões é fundamental, mas o papel mais importante é o das seguradoras e resseguradores, que colocam em prática os PSI – Princípios para Sustentabilidade em Seguros – no Brasil e no mundo. E é isso que vai fazer nosso país melhor de fato e ajudar a caminharmos para uma sociedade mais justa”, destacou Bidino.

Mais instrumentos para o setor

Durante o Seminário de Riscos ASG e Riscos Emergentes, a CNseg lançou o livreto “Sustentabilidade em Seguros”, que integra o Programa de Educação em Seguros promovido pela Confederação. A publicação aborda a função social do seguro como protagonista na agenda internacional da sustentabilidade em consonância com o PSI, da Organização das Nações Unidas (ONU). A nova publicação se encontra disponível para consulta gratuita no portal da CNseg.

O Programa de Educação em Seguros é composto por ações dirigidas a consumidores, poderes executivo, legislativo e judiciário, imprensa e entidades de defesa do consumidor. O objetivo é levar conhecimento estruturado e informações qualificadas sobre os seguros à sociedade em geral e fornecer informações a todos para ajudar na tomada de decisões, em relação à proteção de sua saúde e patrimônio, e à formação de pecúlios e renda.

Durante o evento foi apresentado, também, o “Relatório de Sustentabilidade do Setor de Seguros”, editado pela Confederação das Seguradoras.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO