EXCLUSIVO – AIG e Porto Seguro anunciaram hoje (13) que atuarão como parcerias na distribuição e comercialização de seguros de responsabilidade civil para o mercado brasileiro de Pequenas e Médias Empresas – PMEs. Pelos termos, a Porto passará a oferecer, emitir e operar apólices de cinco novos produtos já comercializados pela AIG até um valor contratado, pelos próximos 20 anos.

Fabio Protásio Oliveira

Fabio Protásio Oliveira, presidente da AIG Seguros, conta que há dois anos a empresa passou por uma reestruturação no Brasil e vendeu a carteira de Automóvel à Porto Seguro. “Durante esse processo, nos aproximamos. Começamos a conversar se existiam oportunidades para que ambas as empresas trabalhassem juntas”.

Os produtos que fazem parte da negociação são: Gestão Protegida (D&O), RC Profissional, Riscos Cibernéticos, Ambiental Transporte e Operador Portuário que não eram operados pela Porto Seguro até então. Segundo Marcelo Picanço, diretor geral de Seguros e Investimentos da companhia, o sentido da parceria acontece porque os produtos são específicos e ainda com pouca penetração. “Vamos aliar a nossa capilaridade de operação e de atendimento ao conhecimento da AIG sobre a região e os riscos. Os produtos serão emitidos pela Porto, com a nossa apólice, e terão a especialização da AIG, que fará também o resseguro”.

“Este é um exemplo onde as partes se beneficiam das fortalezas de cada companhia e que oferece ao mercado mais uma oportunidade de crescimento. Em um momento onde esperamos uma retomada da economia no Brasil, esta aliança representa mais acesso e segurança para transferência de riscos das Pequenas e Médias Empresas, onde, segundo estudo da PwC, 70% delas ainda não contam com seguros mais abrangentes”, afirma Protásio. “Nosso grande foco é melhorar o atendimento que os clientes e os corretores recebem. Queremos dar a opção de produtos e fechar a lacuna que o segmento tem”, complementa Marcelo Picanço.

Marcelo Picanço

Segundo o o presidente da AIG, a empresa não tem previsão de novos acordos no momento. “A exclusividade é da Porto. É claro que podemos caminhar para outro desenvolvimento no futuro. Mas agora queremos focar neste acordo”, complementa.

Para o CEO Regional da AIG para América Latina, Paride Della Rosa, “esta aliança estratégica com uma companhia referência de mercado como é a Porto Seguro reforça o compromisso da AIG com o Brasil e com a região, onde buscamos fortalecer nossa presença por meio de crescimento orgânico e de parcerias inovadoras como esta, desenvolvendo soluções de seguros e resseguros de acordo com as oportunidades de cada mercado”.

Este acordo está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Os novos produtos da Porto Seguro ficam condicionados à obtenção do registro junto à Susep.

M.S.
Revista Apólice

Deixe uma resposta