Sudeste – O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) promove, na próxima quarta-feira (12), das 8h30 às 12h, o Seminário “Decisões na Saúde – Cuidados Paliativos e Nat-Jus: Iniciativas da Medicina e do Direito que geram segurança ao paciente e sustentabilidade ao sistema”, em São Paulo. O evento gratuito irá reunir especialistas para debater os desafios e oportunidades do setor, além de apresentar os vencedores da mais importante premiação de produção acadêmica do setor, o VIII Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar.

“Mais do que apresentar os trabalhos que irão contribuir com o desenvolvimento do segmento no País, temos um dever de trazer palestras de qualidade para o público que frequenta nossos eventos”, aponta Luiz Augusto Carneiro, superintendente executivo do IESS. “Para esse ano, trouxemos dois temas de grande importância para o futuro: a Judicialização da Saúde e a experiência dos NAT-JUS e os cuidados paliativos, cada vez mais necessários frente ao envelhecimento da população e o avanço das doenças crônicas”, argumenta.

Para tanto, o evento contará com a participação da Dra. Luciana da Veiga Oliveira, coordenadora do Comitê Executivo da Saúde do NAT-JUS do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), que irá contar sua experiência na palestra “O papel do Núcleo de Apoio Técnico na tomada de decisões do Poder Judiciário em controvérsias do setor de saúde”. Já a palestra “Cuidados paliativos e dignidade humana na era da máxima tecnologia na saúde”, apresentada pelo Dr. Daniel Neves Forte, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e um dos mais renomados pesquisadores do tema, irá mostrar como a especialidade visa colocar em prática um conjunto de ações que buscam a qualidade de vida dos pacientes.

Além das apresentações, o evento também contará com a revelação dos vencedores do VIII Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar. Para este ano, a cerimônia de entrega também terá espaço para exibição de pôsteres de trabalhos acadêmicos. Segundo Carneiro, o Prêmio IESS é uma importante colaboração para uma melhor compreensão desse mercado. “As três categorias formam o tripé de sustentabilidade desse mercado, com trabalhos nas áreas de Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Gestão da Saúde, Economia e Direito”, comenta. “Importante lembrar que a Lei 9656 (dos Planos de Saúde) completou 20 anos em 2018. O que torna o momento propício para uma análise retrospectiva do que o setor alcançou até aqui, dos avanços e conquistas, mas principalmente dos seus desafios”, conclui.

O seminário “Decisões na Saúde” acontecerá no dia 12 de dezembro no hotel Tivoli Mofarrej (Alameda Santos, 1.437 – Cerqueira César), em São Paulo, a partir das 08h30. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Inscreva-se.

Serviço

Seminário “Decisões na Saúde – Cuidados Paliativos e Nat-Jus: Iniciativas da Medicina e do Direito que geram segurança ao paciente e sustentabilidade ao sistema”
8h30 – Welcome Coffee
9h00 – Abertura com Luiz Augusto Carneiro, superintendente executivo do IESS

9h30 – Apresentação dos vencedores do VIII Prêmio IESS

Os avaliadores demonstram, na prática, como esses trabalhos podem auxiliar nas transformações do setor de saúde suplementar.

  • Alberto Ogata, diretor da ABQV e avaliador da categoria Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Gestão da Saúde
  • Antonio Carlos Campino, economista, professor da USP e avaliador da categoria Economia
  • Luiz Felipe Conde, advogado sócio do escritório Conde & Advogados e avaliador da categoria Direito

10h10 – Coffee break e exposição de pôsteres

10h40 – Palestra 1: O papel do Núcleo de Apoio Técnico na tomada de decisões do Poder Judiciário em controvérsias do setor de saúde
Dra. Luciana da Veiga Oliveira, coordenadora do Comitê Executivo da Saúde do Núcleo de Apoio Técnico (NAT-JUS) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR)

11h20 – Palestra 2: Cuidados paliativos e dignidade humana na era da máxima tecnologia na saúde
Dr. Daniel Neves Forte, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos

12h00 – Encerramento

M.S.
Revista Apólice

Deixe uma resposta