Ultima atualização 06 de dezembro

Mais um passo para a consolidação da odontologia suplementar

No período de um ano, setembro de 2017 a setembro de 2018, cerca de 1,75 milhões de pessoas aderiram a ao benefício

Este ano, sem dúvida, foi intenso para todos os brasileiros. Com os grandes acontecimentos que marcaram o cenário político-econômico no País, como as Eleições, Copa do Mundo e a greve dos caminhoneiros, todos os setores de uma maneira ou de outra foram impactados. Mas, como diz o dito popular: “Mar calmo nunca fez bom marinheiro”, são nas adversidades que aprendemos e crescemos. Por isso, digo com satisfação que 2018 foi desafiador para a odontologia suplementar, mas com boas oportunidades de desenvolvimento e conseguimos aproveitar cada uma delas para darmos mais um passo para a consolidação do segmento.

De acordo com o último levantamento realizado, cerca de 24 milhões de pessoas são usuárias de algum tipo de plano odontológico em todo o território nacional. Para ter uma ideia, no período de um ano, setembro/2017 a setembro/2018, cerca de 1,75 milhões de pessoas aderiram a este benefício. Diante do contínuo crescimento deste segmento, que vem sendo cada vez mais expressivo, percebemos também uma mudança positiva no comportamento do consumidor em relação à saúde bucal.

Geraldo Lima

No período analisado, o tipo de contratação que mais cresceu foi o plano coletivo por adesão (27,6%), seguido do coletivo empresarial (6,2%) e o individual/familiar (5,7%). No cenário corporativo, que a contratação desse serviço ainda é mais predominante, observamos que o benefício pode contribuir para a retenção de talentos nas empresas, diminuir o índice de faltas e até colaborar para o aumento da produtividade.

Apesar de a região Sudeste concentrar a maior parte da população atendida por planos odontológicos (14,2 milhões), ou 58,9% do total, a região Nordeste vem ganhando cada vez mais, com 4,7 milhões de beneficiários (19,4%). A diminuição da taxa de desemprego e o aumento da renda média estão entre os principais fatores desse cenário positivo. As demais regiões Sul (2,5 milhões), Centro-Oeste (1,5 milhões) e Norte (1 milhão) continuam, aos poucos, ganhando força e espaço.

Recentemente, um levantamento realizado pelo nosso departamento de economia mostrou que a terceira idade tem um importante papel em relação aos cuidados com os dentes. A contratação de planos odontológicos entre pessoas com 59 anos ou mais cresceu 19,6% no mesmo período analisado, destacando-se entre todas as outras faixas etárias.

Em 2018 conseguimos avançar no nosso objetivo de mostrar que os planos odontológicos são vantajosos para todos os envolvidos nesta cadeia: operadoras, cirurgiões-dentistas, empresas que contratam o serviço e, principalmente, à população, que tem acesso à odontologia suplementar para cuidar da saúde bucal, evitando complicações que possam comprometer a saúde de maneira geral.

Por isso, o primeiro nível de atenção dos sistemas assistenciais voltado à promoção da saúde é fundamental no diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção. O serviço ganha cada vez mais importância para os planos odontológicos e, principalmente, ao consumidor que passa a compreender que a prevenção só ocorre quando há conscientização.

Tendo como referência os últimos anos, em que o segmento vem crescendo continuamente, superando expectativas, nosso departamento de economia estima que até 2020 o mercado deve alcançar 26 milhões de beneficiários. Mas, uma certeza nós temos, vamos continuar trabalhando para a melhoria e o reconhecimento do segmento de planos odontológicos.

Seguimos em frente de braços abertos para receber 2019, com muito otimismo e confiança de que ao término do próximo ano teremos mais motivos para comemorar, além de consolidarmos ainda mais o nosso segmento.

Sobre o autor

Geraldo Almeida Lima é presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog)

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO