Ultima atualização 04 de dezembro

Instrumento de Garantia e um mercado promissor

Marco Regulatório de Capitalização traz oportunidades para o setor, como garantia para empréstimos, financiamentos, grandes obras e contratos empresariais

A modalidade de Instrumento de Garantia, criada pelo novo Marco Regulatório de Capitalização, traz uma grande oportunidade para o setor, com o uso dos títulos de Capitalização para um mercado que nunca foi explorado, como garantia para empréstimos, financiamentos, grandes obras e contratos empresariais. Há ainda uma outra possibilidade: o uso da capitalização em contratos de licitação.

Marcelo Oliveira

Neste caso em especial, trata-se de um desafio para o setor, que já está empenhado em fomentar as discussões sobre o assunto. Atualmente, o seguro fiança e o caução bancária já são utilizados com este fim, como rege a Lei 8666/1993, que institui normas para as licitações e contratos com a administração pública. Com o mesmo conceito técnico, por que não usar os títulos como garantias nesses contratos também? Um projeto de lei poderia agrega-lo. Há que se jogar luz neste ponto, pois, certamente, o mercado sai ganhando.

A nova modalidade, claro, ainda incrementa a garantia locatícia, trazendo mais transparência aos negócios e fôlego ao mercado imobiliário. Apesar do crescimento aproximado de 20% e faturamento superior a R$ 1 bilhão no último ano, a penetração dos títulos de Capitalização no segmento imobiliário ainda é pequena e muito disso se deve também ao desconhecimento da população sobre essa possibilidade. A nova circular, assim, vai trazer mais visibilidade para o produto e a tendência é que o seguro fiança naturalmente acabe sendo substituído, já que o inquilino recebe 100% do valor investido ao fim do prazo de locação.

O novo marco estará valendo no final de janeiro. As seguradoras e o próprio órgão regulador terão muitos desafios pela frente, inclusive para a implementação e revisão de contratos, por exemplo, mas é inegável o benefício maior dessa iniciativa. Estamos todos na torcida.

Sobre o autor

Marcelo Oliveira, diretor da Icatu Capitalização

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock