Ultima atualização 09 de novembro

Transformação Digital começa com as pessoas

Transformação Digital é uma jornada, um caminho do desenvolvimento que não pode ser comprado e que cada organização vai desenhar o seu modelo
Cassio Dreyfuss, VP de pesquisa da Gartner
Cassio Dreyfuss, VP de pesquisa da Gartner

EXCLUSIVO – “A transformação digital não é tecnológica, é muito mais de mentalidade das pessoas para assimilar a tecnologia”. Esta foi a definição de Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisa da Gartner, no 12ª Insurance Service Meeting, em São Paulo. Seria interessante que as empresas já tivessem passado da fase de discutir este assunto e estivessem no plano das ações, mas a realidade é diferente.

A imagem do futuro da sociedade mostra que cada indivíduo está ligado aos seus domínios de interesse via tecnologia, seja para assuntos de entretenimento, família e amigos, pessoal, coisas, educação, saúde, comunidades e profissionais.

A transformação digital mostra que não devemos fazer mais do mesmo, como mostrou Dreyfuss. É uma outra coisa: a tecnologia para a educação, por exemplo, não é apenas utilizar um computador para apresentar os conteúdos. “Em um novo conceito, desaparece o de sala de aula física. Hoje, já conseguimos criar um roteiro de formação individual, customizado para cada pessoa do planeta, seguindo seu estilo de aprendizado, suas experiencias e capacidades”. Vale destacar que as pessoas vão buscar informações onde elas quiserem e o professor poderá ser o coach do processo de aprendizado, exercendo a parte nobre da sua profissão.

Trazendo a realidade para o mercado de seguros, vale ressaltar que ele vive de tecnologia e informação. “A transformação é como você busca a informação e a utiliza”, ensina o pesquisador.

Como ficou muito claro nos dois dias do evento, estamos saindo da era industrial para a era digital. A tecnologia tomou emprestados os conceitos da engenharia industrial, como os conceitos de métrica, processos etc. “Mas os ambientes não são mais estáveis e previsíveis. Estamos mudando a maneira como nos relacionamos e estamos encontrando novas maneiras de desenvolver o trabalho”.

No mundo digital, é preciso adotar novos modelos de trabalho, mais ágeis e flexíveis, com outras características, como: ninguém tem autoridade para dizer a forma como você deve fazer algumas coisas, os superiores devem dizer qual é a missão. Ao longo dela aparecem os desafios que devem ser transpostos.

“Vamos colocar as pessoas juntas e pedir que elas desenvolvam uma nova maneira de trabalho. Existe uma progressão: o primeiro passo é desenvolver confiança; o segundo é compartilhar o propósito do trabalho; engajar as pessoas; conseguir o comprometimento delas; desenvolver colaboração e premiar as iniciativas”, enumerou Dreyfuss.

É impossível criar métricas de desempenho. “As pessoas vão contribuir para o trabalho de acordo com as suas possibilidades. Há um capítulo novo a partir de métricas pelo resultado e cada um será avaliado pela sua contribuição individual para o grupo.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock