Ultima atualização 23 de novembro

Simpósio do CIST mostra otimismo para 2019

Evento realizado pelo CIST - Clube Internacional de Seguros de Transporte - reflete o otimismo do setor em relação ao próximo ano, com a possível retomada dos investimentos

Evento – Depois de um longo período de retração econômica, parece que 2019 será o ano da retomada dos investimentos. É o acreditam os executivos que participam do 6º Simpósio do Clube Internacional de Seguros de Transporte – CIST, que acontece em São Paulo.

O economista Paulo Rabello de Castro mostrou que o novo Governo tem todas as condições para proporcionar ao País um crescimento, mesmo que tímido. Há fatores que fogem ao controle, como o cenário externo, a herança fiscal e a herança da improdutividade (da iniciativa privada).

Outros fatores, entretanto, dependem da atuação do Governo, como o controle das despesas e a retomada dos investimentos, com a obtenção da anuência política. “O grande desafio será controlar as despesas, cuja consequência é zerar o  deficit fiscal”, avaliou Castro.

Para ele, as palavras-chave para 2019 serão: infraestrutura, que envolve privatizações, novas concessões e a regularização de empresas lavajatadas (“quem fez tem que pagar, mas não a estrutura empresarial”); a reforma tributária, a desburocratização e o Governo Eletrônico; e mais acesso ao crédito, com melhores serviços públicos e capital interno/externo.

O presidente da Fenseg, João Francisco Borges, também participou deste painel para falar sobre a economia. Ele contou que a CNseg havia se reunido com o presidente Jair Bolsonaro antes da eleição para apresentar as demandas do setor. “Nos ramos de seguros gerais, nos preocupamos com a nova lei de licitações de obras públicas, na qual estamos construindo os seguros de garantias contratuais”.

“Para o presente, colocamos o combate ao roubo e furto de mercadorias e de veículos como necessidade imediata”, continuou Borges, acrescentando que espera que haja esforço grande para aumentar a punição aos receptadores. Existe uma indústria do crime com capital financiado por um mercado econômico”, finalizou.

Salvatore Lombardi, presidente do CIST, enfatizou que o mercado mostrou uma pequena reação no segundo semestre de 2018, pois houve maior movimentação de mercadorias. “O transporte internacional cresceu quase 20%. O nacional também cresceu e a sinistralidade diminuiu, apesar da falta de apoio do Estado, mas com participação de todos os entes preocupados com o gerenciamento dos riscos”.

 

Kelly Lubiato
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO