Ultima atualização 28 de novembro

Melhor momento para investir em previdência privada é agora

Quem investir na modalidade PGBL até o final deste ano pode deduzir as contribuições já na próxima declaração de IR

O fim do ano se aproxima e, com ele, a hora de pensar no destino do dinheiro extra que chega nessa época, como o 13º salário, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), bônus e outros benefícios. Um bom momento para fazer aquele investimento que quanto mais cedo for iniciado, maior a chance de ter um futuro financeiro tranquilo. Para quem já investe, é hora de fazer um aporte extra e aumentar a reserva financeira futura, com um plano de previdência privada.

O incentivo fiscal na previdência privada é exclusivo na modalidade PGBL e permite deduzir as contribuições e aportes feitos ao plano em até 12% da renda bruta anual do participante. Trata-se de um adiamento, pois a cobrança do imposto de renda ocorrerá no final, no recebimento do benefício, ou em caso de resgate. A vantagem é que além de pagar menos ou restituir mais IR enquanto investe, o cliente pode reaplicar o dinheiro e aumentar ainda mais sua reserva futura.

A outra vantagem da previdência privada é poder alcançar uma alíquota de IR de 10% sobre o dinheiro resgatado ou sobre o benefício recebido. Para isso, basta escolher o regime tributável que adota a tabela regressiva de alíquotas do IR na hora de contratar o plano. Nesse regime, indicado para quem vai deixar o dinheiro investido a longo prazo, o percentual do imposto sobre cada contribuição chega a 10% após 10 anos de investimento.

Já para quem declara no modelo simplificado, a melhor opção é a modalidade VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). Embora essa opção não seja dedutível do imposto de renda, a tributação feita no momento do recebimento do benefício será apenas sobre o rendimento ao longo do tempo e não sobre o valor total acumulado, como ocorre na modalidade PGBL. Ainda assim, aproveitar algum dinheiro extra de fim de ano para fazer um aporte é sempre uma boa forma de aplicar seu dinheiro.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock