Ultima atualização 29 de novembro

Mapfre investe mais de € 600 milhões em tecnologia anualmente

Apostando no Mapfre Open Innovation, plataforma de inovação aberta para insurtechs, companhia quer se tornar mais dinâmica, ágil e eficiente, por meio de colaborações internas e externas

EXCLUSIVO – Com o objetivo de se tornar referência mundial em inovação no setor de seguros, foi criado o Mapfre Open Innovation (MOi). A plataforma de inovação aberta para insurtechs da Mapfre visa tornar a organização mais dinâmica, ágil e eficiente, por meio de colaborações internas e externas.

Miguel Ángel Rodríguez

Aspiramos à liderança no mundo digital, e a inovação é um dos requisitos para isso. Nossa aposta é firme”, destaca Miguel Ángel Rodríguez, diretor Global de Inovação Estratégica. “Estamos dedicando mais de 100 milhões de euros por ano para o desenvolvimento de projetos inovadores ou vinculadas ao negócio digital que, adicionados aos mais de 600 milhões de euros de investimento anualmente em tecnologia, darão à empresa as capacidades necessárias para enfrentar novos desafios”, revela o executivo.

O MOi integra um conjunto de alavancas de inovação e transformação, por meio de dois elementos principais: Inovação Estratégica, que trabalha em soluções de curto prazo que estarão alinhadas aos desafios dos negócios da empresa, e Inovação Disruptiva, aquela cuja visão é definida no longo prazo e nasce com a vocação de aproveitar ao máximo as ideias internas e externas. “O MOi foi lançado globalmente em outubro deste ano. Vim pessoalmente ao Brasil para concluir a implantação da plataforma, dada a importância e a relevância do mercado brasileiro”, conta Rodríguez.

O programa é coordenado pelo recém-criado Comitê de Transformação e Inovação, liderado pelo presidente mundial da Mapfre, Antonio Huertas, que definirá as principais linhas de atuação e a criação, monitoramento e acompanhamento da execução dos projetos. À frente do MOi está José Antonio Arias, Chief Innovation Officer da companhia.

O MOi conta com uma estrutura de Escritórios de Inovação (EIs), instalados nas principais regiões e negócios da empresa, o que inclui o Brasil. Os EIs são formados por pessoas empenhadas em propor produtos, serviços, soluções e processos inovadores na empresa, dando resposta aos desafios estratégicos locais e globais. Eles também se dedicam a desenvolvê-los, seguindo metodologias ágeis e focadas no cliente. Os Escritórios de Inovação no Brasil vão se portar direto ao CEO da Mapfre Seguros, Luis Gutiérrez, e à direção global de Inovação, que é da responsabilidade de Rodríguez .

O executivo diz que “as diretrizes do MOi são globais – oferecer propostas diferentes do que outras empresas são capazes, gerar valor ao cliente e manter a empresa como uma das líderes globais em inovação -, mas devem ser aplicadas em cada regional e unidade de negócios, de forma a considerar a necessidades específicas e oferecer as propostas inéditas mais adequadas”.

Investimento

Na Assembleia Geral de Acionistas, em 9 de março de 2018, o presidente da companhia, Antonio Huertas, comunicou que o Conselho de Administração aprovou direcionar anualmente até 1% dos lucros brutos em investimentos nas diferentes plataformas de inovação, sem contar os investimentos em startups ou em fundos de capital de risco.

Vale lembrar que, na última semana, a Mapfre anunciou participação, com aporte de 25 milhões de euros, como investidor-âncora no fundo de capital de risco Alma Mundi Insurtech Fund (FCRE), no espaço insurtech. Ontem a empresa apresentou globalmente o insur_space, iniciativa de desenvolvimento de startups focada no mercado de insurtechs. Já atuam no insur_space 19 startups, dentro dos programas de aceleração e adoção. O primeiro se concentra em ajudar empreendedores a iniciar o desenvolvimento de seu modelo de negócios, enquanto o segundo é voltado para startups que já possuem uma proposta sólida e que precisam de mentoria para fortalecer sua empresa. O Brasil estará representando pela Cobli, startup de sistema de rastreamento, telemetria e controle de frotas. A primeira empresa da América Latina a conquistar o prêmio Harvard New Venture, da Universidade de Harvard (2016).

Maike Silva
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO