Os moradores da Comunidade Santa Rita, na zona Leste de São Paulo, estão aprendendo com a Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz (ABA) a se inserirem no mundo digital. A organização, que já promove atividades de aprendizado para as crianças do bairro, também proporciona aos adultos novos conhecimentos na era tecnológica.

Concebida para promover o encontro e o desenvolvimento das pessoas da região onde atua, a ABA abriu suas aulas de informática para maiores de 18 anos e idosos da comunidade em 2000, e desde então já ajudou cerca de 3700 moradores em seu Programa de Informática para adultos.

Para Rose de Oliveira, diretora da ABA, mais do que atender a uma demanda social, as aulas “possibilitam acesso digital aos adultos e contribuem para o avanço social e cultural significativo deles, mostrando que são capazes de aprender e se transformar constantemente”.

O Programa de Informática também trabalha com a pedagogia de projetos. Da mesma forma como os adolescentes são ensinados, os adultos aprendem os conhecimentos de informática aliado a outros saberes, especialmente o artístico.

Com uso de um software livre, os moradores podem editar textos, criar planilhas, elaborar apresentações e editar imagens. Os resultados são colhidos em aula e a cada semestre, com a apresentação dos trabalhos realizados também pelos adultos na Mostra Digital da ABA.

A ABA atua há 24 anos na comunidade Santa Rita, localizada na zona Leste de São Paulo, com atividades sócio educacionais em horário alternado ao escolar para crianças de 04 a 16 anos, e para adultos e idosos em programas especiais, como o de informática.

 

K.L.
Revista Apólice

Deixe uma resposta