Ultima atualização 21 de novembro

Educar o jovem para envelhecer melhor

O futuro da longevidade foi tema do evento que discute como envelhecer com qualidade de vida e que mostra que nunca é tarde para começar esta preparação

EXCLUSIVO – Chegar à maior, melhor, idade de forma digna é um dos maiores desafios da humanidade, sabendo que começamos a envelhecer a partir dos 28 anos, segundo especialistas no assunto que falaram durante o XIII Fórum da Longevidade promovido pela Bradesco Seguros.

Vinicius Albernaz, presidente do Grupo, disse que segundo dados da Geneve Association, estima-se que em 2050 haverá 380 milhões de pessoas com mais de 80 anos, nos Estados Unidos, Europa e Ásia. “Temos em curso a aceleração do fenômeno da longevidade e vemos com orgulho estas mudanças, porque há 13 anos envelhecer era quase como sair de cena. Colocamos o debate desde a prevenção de saúde até a sua manutenção financeira. Isso reitera nosso compromisso de manter a visibilidade desta faixa etária, protegendo-a sempre. Há outras iniciativas, mas a melhor forma de reforçar nosso compromisso é manter a atualidade do debate através de nossos especialistas”.

Quem hoje tem entre 28 e 58 anos, daqui a 32 anos fará parte da estatística citada acima, ou seja, serão idosos em 2050. Como sempre faz questão de ressaltar, Alexandre Kalache, gerontologista e presidente do Instituto da Longevidade, o envelhecimento não é uma corrida de 100 metros, mas sim uma maratona, que necessita de preparação. “É preciso integrar os capitais de saúde e qualidade de vida, de conhecimento, social e financeiro com um propósito de vida”.

O evento contou com a participação de diversos especialistas para discutir o futuro da longevidade. Denise Mazzaferro, especialista em gerontologia, lembrou que estamos na fase transitória para viver até os 100 anos e que existirão novos empregos e habilidades para este período da vida. “Ter uma situação financeira resolvida não será tudo. Precisaremos de um propósito”.

Viver para sempre é o sonho de muita gente, mas viver bem e com saúde é o maior desafio. A geneticista Lygia da Veiga Pereira mostrou alguns avanços nos estudos do genoma humano e como eles podem ser aplicados na ampliação da qualidade de vida das pessoas com mais idade.

A cientista apresentou uma série de estudos sobre o genoma que impactam na saúde e na qualidade de vida dos seres humanos. “Somos produto do nosso genoma e da nossa qualidade de vida, temos o poder de modular os efeitos do genoma com o nosso estilo de vida, tomando cuidados com obesidade, fumo, e doenças crônicas. Enquanto a pilula da vida eterna não vem, precisamos modular nosso estilo de vida para viver melhor”, sentenciou.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO