Ultima atualização 05 de novembro

3 pilares fundamentais para a alavancagem de vendas da seguradora

Pessoas, processos e tecnologia integram uma estratégia de sucesso em meio à transformação digital

Em tempos de transformação digital e concorrência cada vez mais acirrada no setor de seguros, ações para alavancar as vendas tendem a se modificar. Hoje, mais do que nunca, as relações interpessoais são fundamentais e o preparo e engajamento das equipes e dos corretores, estratégicos. Embora o mundo digital transmita uma imagem de impessoalidade, o segredo é usar a tecnologia para aproximar as pessoas e desenvolver os processos transacionais.

Mário Jorge

Antes de investir em ferramentas mais complexas, porém, a seguradora deve entender o nível de evolução de seus processos básicos. A revolução tecnológica no mercado de seguros é real e, para fazer parte dela, é preciso estudar, compreender e aplicar os novos conceitos, mas sempre no tempo e necessidade de cada companhia. Se as particularidades da empresa não forem respeitadas, podem-se queimar etapas e, consequentemente, desperdiçar investimento.

Uma boa estratégia de alavancagem de vendas para seguradoras digitais inclui três pilares fundamentais:

1- Pessoas: A seguradora deve trabalhar em três frentes desse pilar: corretores, colaboradores e clientes. No caso dos corretores, é preciso conhecê-los, saber as características de cada um, suas necessidades e o que esperam da seguradora. Melhorar a jornada do corretor e escutar a voz do parceiro de negócios é mostrar que ele tem papel importante na estratégia e que é ouvido genuinamente.

Além disso, a mudança de mentalidade deve ser estimulada, já que o alinhamento de todas as equipes com o negócio traz ganho de eficiência. E quando falo de equipe, quero dizer todos os times de colaboradores que integram uma seguradora (técnica, sinistros, operações), e não só a área comercial. Eles representam a segunda frente de atuação desse pilar.

Já em relação ao cliente, a terceira frente de atuação citada, a seguradora deve acompanhar a mudança do perfil do consumidor proporcionada pelo avanço da tecnologia. O caminho é trabalhar para facilitar a vida desse cliente, oferecendo simplicidade no trato.

2- Processos: A seguradora precisa rever seus processos, a fim de torná-los claros, eficientes e sustentáveis. Seus profissionais devem ser especializados e comprometidos com as mudanças. Transparência e clareza de objetivos é fundamental, assim como a simplicidade das atividades cotidianas, em especial o que é básico: emissão de apólices, cotações e sinistros. A inovação deve fazer parte da cultura da companhia, estimulando a revisão constante dos processos e na identificação de intercorrências que devem ser corrigidas.

O excesso de burocracia que permeia muitas das empresas deve ser combatido incansavelmente, garantindo maior disponibilidade das equipes aos parceiros corretores, proporcionando, assim, mais negócios.

3 – Tecnologia: Com pessoas engajadas e processos definidos, é hora de pensar em quais tecnologias serão aplicadas para facilitar tanto a execução das atividades internas quanto o relacionamento com o cliente. Deve-se olhar o legado, o transacional e a integração dos sistemas, a fim de garantir um workflow de negócios que funcione bem. A co-criação e a inovação precisam fazer parte do DNA da seguradora, que deve buscar uma solução sistêmica e investir com inteligência. Os dados gerados pelas ferramentas adotadas podem ser utilizados para traçar objetivos e metas, acompanhados por indicadores de desempenho. A tecnologia serve como meio para o alcance dos resultados planejados.

Com esses três pilares estruturados, o planejamento para alavancar as vendas se torna mais efetivo. Não existe uma fórmula mágica, faça isso e ganhe aquilo, mas com processos bem definidos, uma equipe qualificada, conhecimento do cliente e a tecnologia certa, os resultados estarão lá.

A transformação digital possibilita a otimização de processos operacionais, redução das despesas administrativas ao mesmo tempo em que estimula uma mentalidade inovadora, voltada para a plena satisfação dos corretores e de seus clientes. E cliente e corretor satisfeitos são a fórmula do sucesso no mercado segurador.

Sobre o autor

Mário Jorge é membro da Academia Nacional de Seguros e Previdência

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock