Ultima atualização 09 de outubro

Plano de saúde empresarial: como saber qual a melhor opção?

Contratos até 29 beneficiários devem levar em consideração o índice de reajuste anual do agrupamento de contratos “pool”; garantia de atendimento também precisa ser avaliada antes da contratação

Faltas e afastamentos por problemas de saúde, mesmo que esporádicos, influenciam o desempenho de uma empresa. O adoecimento dos funcionários também tem reflexo na produtividade e na satisfação com o ambiente de trabalho. E é pensando em evitar perdas – e até mesmo ganhar escala –, que muitas empresas optam por investir em um plano de saúde coletivo. Na hora de escolher a melhor operadora, no entanto, é preciso estar atento a alguns detalhes, como os índices médios de reajuste e a facilidade de acesso aos serviços, principalmente no caso de contratos com até 29 beneficiários.

A ANS divulga, trimestralmente, o Monitoramento de Garantia de Atendimento. O indicador é baseado nas reclamações dos beneficiários feitas ao órgão regulador, referentes ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial. Para evitar surpresas e arrependimentos, é aconselhável que os consumidores de planos de saúde consultem esses dados no site da ANS antes de fazer a contratação.

A Paraná Clínicas, por exemplo, fechou o segundo trimestre de 2018 com fator zero. Isso significa que a operadora registrou pouca ou nenhuma reclamação relacionada aos quesitos monitorados pela ANS. As operadoras que obtêm pior desempenho são classificadas com fator três e estão entre as líderes de queixas à Agência.

Reajuste

Outra dica valiosa para os consumidores é avaliar os percentuais de reajuste aplicados nos últimos anos. Em regra, essas informações são disponibilizadas nos sites das operadoras e demonstram a evolução dos preços. No caso de contratos até 29 beneficiários, além da performance de sinistralidade do agrupamento, é aplicado um índice financeiro, que pode variar de acordo com a operadora escolhida. “Contratos até 29 beneficiários apresentam um alto risco de sinistralidade, o que impacta na mensalidade. Com esse controle, essas empresas ficam protegidas de reajustes astronômicos, que inviabilizam a manutenção dos serviços aos beneficiários”, explica o gestor comercial da Paraná Clínicas, Mauro Christe Manzano.

Cada operadora tem seu percentual anual de reajuste, o chamado “Pool de Risco”, estabelecido com base em critérios diferenciados dos grandes contratos. O índice da Paraná Clínicas para 2018, divulgado em julho, ficou em 9,26%. Isso significa que todos os contratos com menos de 30 beneficiários serão reajustados com base nesse percentual. O valor é o mais baixo do mercado, se comparado ao das principais operadoras de planos de saúde empresariais do estado, que variam entre 13,55% e 18,85%.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock