Ultima atualização 04 de outubro

Modelo de saúde brasileiro precisa ser repensado para sobreviver

Especialistas em gestão hospitalar destacam que é essencial integrar ao debate todos os agentes dos setores público e privado

Com o aumento do desemprego, milhões de brasileiros perderam seus planos de saúde e voltaram a usar a estrutura do SUS. Pressionadas pelos custos, muitas empresas estão optando por retomar o gerenciamento dos serviços de assistência em saúde oferecidos aos funcionários. As perspectivas trazidas por esse cenário impactam nos setores público e privado e precisam ser debatidas de forma integrada. O diagnóstico, de especialistas em gestão hospitalar, ganhou destaque durante o 8º Encontro Paranaense da Saúde.

Segundo o CEO dos Hospitais Leforte, de São Paulo (SP), Rodrigo Lopes, é preciso repensar o modelo de assistência adotado pelo Brasil. “Todo mundo deveria sentar junto, entender a cadeia produtiva como um todo, entender o modelo de remuneração possível de forma meritocrática, para que o sistema de saúde matricialmente sobreviva. E não é melhorar, é refazer o sistema de saúde como um todo no país”.

Nesse contexto, os hospitais privados têm papel fundamental no debate, conforme avaliou o diretor geral do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), Claudio Enrique Lubascher. “Precisamos encontrar alternativas sustentáveis independente dos movimentos políticos e econômicos e contribuir para a criação de um ambiente mais favorável para a saúde no país. Precisamos que todos os stakeholders da saúde participem do debate de forma mais ativa”.

Lubascher moderou o painel “Desafios da Gestão Hospitalar” que ocorreu durante o 8º Encontro Paranaense da Saúde. Além do CEO dos Hospitais Leforte, participou da programação o superintendente executivo do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo (SP), Luiz Sergio Santana.

Sustentável

Redução de custos, aumento da rentabilidade e capacidade de negociação também ganharam destaque durante o painel. Segundo os palestrantes, alcançar o equilíbrio entre esses fatores depende de investimento em tecnologia e do gerenciamento inteligente de dados e informações estratégicas. “Para buscar eficiência operacional, temos que saber medir. Sem medição e números, não temos como acompanhar e estabelecer metas”, enfatizou Santana.

Na opinião de Rodrigo Lopes, é preciso pensar a saúde em um formato 4.0, assim como a indústria tem buscado ser. “Por que não utilizar a tecnologia para manter o cadastro dos pacientes na nuvem e fazer com que as pessoas tenham todos os seus dados médicos no smartphone e consigam mostra-los em qualquer hospital? Quantos exames a menos faríamos? Quanto mais assertivos seríamos?”, questiona Lopes.

“O cliente tem expectativa de agilidade e nós temos a expectativa de desenvolvimento tecnológico para conseguir reduzir tempo no agendamento, no recebimento de laudos e exames, no agendamento cirúrgico, no processo de conclusão do ciclo da assistência. Temos que utilizar a informação de forma mais inteligente”, completou Santana.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO