Ultima atualização 11 de outubro

Mercado permanece afetado pelo ciclo baixo da economia

No acumulado até agosto (excluindo o DPVAT), o setor cresceu 0,6%; destaques do período são Transportes, com 18,2% e Rural, com 14,2%

No acumulado até agosto (excluindo o DPVAT), o mercado ainda avança 0,6%. Os destaques do período são Transportes, com 18,2%; Rural, com 14,2%; Garantia Estendida, com 10,1%, e Cobertura de Pessoas – Planos de Risco, com 9,6%. Os ramos de Automóveis, Patrimonial e Habitacional crescem acima de 7%. O segmento de Cobertura de Pessoas – Planos de Acumulação continua a apresentar decréscimo de volume.

Divulgados os dados de arrecadação do mês de agosto, os resultados nominais acumulados até o mês mostram estabilidade comparativamente a 2017, já que o avanço é pequeno. Como apontado anteriormente, o setor segurador permanece afetado pelo ciclo baixo da economia.

As taxas de desemprego, menor renda agregada e a volatilidade dos ativos, bem como a exacerbação de expectativas em clima pré-eleitoral, pesam no ambiente da demanda por seguros, comportamento que também alcança os outros setores da economia brasileira. Não obstante o estável resultado agregado, há segmentos de seguros com extraordinária resiliência. O ramo de Automóveis, o de Patrimônio e o de Cobertura de Pessoas – Planos de Risco são exemplos da preferência por proteção.

O período antecedente de crédito aquecido ainda influencia positivamente os ramos Habitacional e de Crédito e Garantia. A dinâmica do setor agroindustrial, carro-chefe da economia brasileira, igualmente mostra que a procura por prevenção contra riscos característicos do ramo Rural permanece aquecida.

Na outra ponta das demandas, o segmento de Cobertura de Pessoas – Planos de Acumulação paga tributo à volatilidade de ativos e à forte concorrência no segmento mediante iniciativas de diferenciação competitiva pela redução das taxas de administração.

O setor segurador como um todo passa por forte ajuste em suas operações. A sinistralidade geral caiu quase 6 pontos percentuais no acumulado até o mês de agosto, demonstrando maturidade da gestão de riscos e responsabilidade das companhias seguradoras diante das incertezas futuras. O mesmo se verifica pela queda de despesas administrativas. Por outro lado, o permanente nível reduzido da taxa
de juros afeta negativamente o resultado financeiro, com queda perto de 14,3% no intervalo de oito meses comparado a idêntico período de 2017. O efeito final agregado alcança o patrimônio líquido setorial, embora apresente nível de padrão técnico elevado.

Toda essa fotografia da dinâmica de desaceleração setorial pode ser mais bem medida pelo gráfico adiante que alinha a trajetória das taxas de crescimento dos diferentes segmentos de seguros em períodos de 12 meses móveis.

Veja a Carta completa.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO