Ultima atualização 30 de outubro

Corretor de Seguros: o valor do conhecimento e do reconhecimento

Artigo de Antônio Jorge de Sousa Barbosa *

FENACOR 50 ANOS: Inúmeros artigos sobre a importância do corretor de seguros foram escritos no Brasil ao longo dos 54 anos da promulgação da lei que regulamentou essa profissão. Dentre eles destaca-se o artigo publicado no Jornal o Estado de São Paulo, na coluna economia e negócios, em abril deste ano, do ilustre professor, advogado e especialista em seguros, Antônio Penteado Mendonça.

Nesta matéria, Penteado faz uma ampla abordagem sobre o assunto e inicia o texto com uma pergunta: Quem é o corretor de seguros? A sua conclusão é a de que em vários setores da sociedade o corretor de seguros ainda não é valorizado, sendo uma das “profissões menos conhecidas do cidadão brasileiro” e, muitas vezes, confundida como “representante do segurado perante a seguradora”, “um mero vendedor”, causando até divergências sobre o seu papel junto ao Poder Judiciário. Tudo isso gera problemas de toda ordem, principalmente na sua imagem profissional e até mesmo no próprio setor de seguros.

Penteado discorre, ainda, sobre o papel do corretor de seguros: “pela própria essência de sua atividade, é um cidadão com papel chave no bem-estar da sociedade. Ele é responsável pela proteção do patrimônio das pessoas, da mesma forma que é responsável pela garantia do futuro”. “O corretor de seguros é um especialista. Alguém treinado para entender a dinâmica da vida, avaliar os diferentes tipos de risco, conhecer os danos possíveis e os produtos desenhados para minimizá-los”, afirma.

A certeza que temos é a de que o papel do corretor de seguros é muito importante para a vida da sociedade, fundamental na proteção da vida, da saúde e do patrimônio das pessoas e das empresas. Mas, o que se tem feito para que haja o pleno reconhecimento profissional da nossa profissão?

No âmbito nacional, destacamos a atuação da Federação Nacional dos Corretores de Seguros – FENACOR, com quase 100 mil corretores sindicalizados, 26 sindicatos estaduais filiados e que completou 50 anos de existência. É comandada pelo corretor de seguros Armando Vergílio dos Santos Júnior, que vem atuando com muito brilhantismo e determinação frente a todas as demandas de interesse do corretor de seguros. É preciso reconhecer o trabalho realizado e as ações desenvolvidas nos últimos anos em prol do profissional desse ramo.

A Escola Nacional dos Seguros, com mais de 47 anos de fundação, também atuando mantendo elevados níveis de padrão de qualidade de ensino, destacando os cursos técnicos, a pós-graduação, o curso superior de administração e ainda certificação internacional. A escola é um elo fundamental no desenvolvimento profissional do corretor de seguros, que deve buscar o conhecimento para obter o reconhecimento. A Escola é presidida pelo corretor de seguros e grande entusiasta do setor, Robert Bittar, e tem como missão difundir o ensino, a pesquisa e o conhecimento.

Destaca-se também a criatividade, o entusiasmo e a inovação de um baiano, o corretor de seguros Gustavo Dórea Filho, idealizador, desde 2001, do Centro de qualificação do Corretor de Seguros (CQCS), que é a maior comunidade de profissionais do Brasil e tem realizado um trabalho muito importante em prol do desenvolvimento da indústria do seguro no Brasil e da valorização do corretor de seguros.

Na Bahia, nos últimos seis anos, criou-se um novo ciclo de atuação em defesa dos corretores de seguros e de disseminação da cultura do seguro na sociedade com a sinergia, que é a união de todas as entidades representativas do mercado. Sincor-BA, SindSeg-BA-SE-TO, Clube dos Seguradores, CSP- Clube de Seguros de Pessoas e o Clube do Seguro de Feira de Santana estão conectados, desenvolvendo ações para o crescimento do marcado segurador baiano, tendo como como lema: juntos somos mais fortes!

Em resumo, as ações institucionais tem sido relevantes, porém, a valorização do profissional do corretor de seguros começa em cada um de nós e ela só será efetiva se buscarmos novos conhecimentos; se nos adaptarmos aos novos modelos de negócios; e não vendermos só preço e nos tornarmos verdadeiros consultores de seguros; se não entendermos o novo perfil do consumidor mais exigente e conectado e o novo cenário econômico; se não entendermos a nova dinâmica do mercado e suas mudanças tecnológicas com as redes sociais; e se, acima de tudo, ficarmos isolados, não participando de cursos, palestras, eventos, congressos, entre outros. Só temos uma certeza: se continuarmos fazendo a mesma coisa, os resultados serão sempre os mesmos. A decisão é sua.

 

*Antônio Jorge de Sousa Barbosa é corretor de seguros e presidente do Clube do Seguro de Feira de Santana-BA

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO