Ultima atualização 30 de outubro

A importância da Fenacor para a sociedade

Viver, ter um negócio ou um bem móvel ou imóvel representa riscos e amenizá-los é a razão da existência do seguro

Fenacor 50 anos – É notório que o seguro cumpre um papel importante na nossa sociedade. Viver, ter um negócio ou um bem móvel ou imóvel representa riscos e amenizá-los é a razão da existência do seguro.

Juliana de Aquino Lima

Portugal foi uma das primeiras nações a se aventurar no comércio mercantilista. Os investimentos eram tão grandes quanto os lucros, o que levou à expansão do mundo português com novas rotas marítimas e grande poderio. Era imprescindível a criação de mecanismos de proteção deste comércio em franca expansão. O seguro foi a ferramenta de caráter contributivo e solidário que o mercantilismo necessitava.
Foi então em Portugal que surgiu a figura do escrivão de seguros e, mais tarde, do corretor de seguros, que fazia a ponte para a elaboração de um contrato não abusivo que regulamentava os tratados. Daí deu-se a importância da criação das corretoras de seguros e de profissionais habilitados para tanto.

No Brasil, uma grande força tarefa contribuiu para a fundação em 25 de outubro de 1968 da Fenacor. Sua existência tem papel fundamental nos dias de hoje fazendo a representação política e social da classe, com a missão de garantir a ética e as boas práticas no segmento de corretagem de seguros. É de extrema importância ter um órgão independente que zele pela atividade profissional e dê ainda mais credibilidade ao setor.

Os desafios continuarão a surgir e é papel da Fenacor trabalhar para a evolução do setor. O forte enraizamento ao modelo burocrático frente às novas plataformas digitais se tornou objeto de trabalho da entidade, que defende que a categoria tenha a necessidade de inovar e ousar para acompanhar as demandas do mercado . A integração à era digital é o novo desafio da Federação, que vem atuando fortemente para que não se perca credibilidade e qualidade nos seguros.

Sobre a autora

Juliana de Aquino Lima, prestadora de serviços

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO