Ultima atualização 12 de setembro

Sindseg SP e ONSV apresentam estudo sobre uso de álcool e direção de veículos

Apresentação do estudo com o resultado de blitzes realizadas contra o uso de bebidas alcoólicas atrelado à direção de veículos e seus impactos à segurança pública e viária

EXCLUSIVO – O Sindseg-SP e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) apresentaram o estudo com o resultado de blitzes realizadas contra o uso de bebidas alcoólicas atrelado à direção de veículos e seus impactos à segurança pública e viária. Durante o evento, também foi lançada a campanha “Quando você bebe e dirige, alguém sempre se machuca”.

“Para nós, apoiar ações que visam diminuir o número de mortes em nosso trânsito é um ato de cidadania. As ações educacionais devem que ter uma continuidade e não podem ser realizadas apenas no Maio Amarelo, pois diariamente mais de 200 pessoas morrem nas ruas e estradas do nosso País”, destacou Mauro Batista, presidente do Sindseg-SP. “Para isso, adotamos um importante lema: ‘o Maio Amarelo passou, mas a luta pela vida continua’. Assim, o sindicato apoiou durante todo o ano iniciativas como esta. Por meio da educação, vamos combater essa tragédia”, disse. Ele ainda ressaltou a importância e o papel das seguradoras que “devem atuar em prol do direito à vida”.

O diretor-presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho, apresentou detalhes da campanha e divulgou a carta aberta aos candidatos aos governos estaduais em apelo e manutenção e ampliação das Operações Lei Seca (OLS) em todo o País. “Criar as Operações foi um desafio. Além do álcool, devemos fiscalizar também se o veículo está em alta velocidade, se o motorista usou alguma substância ilícita e, ainda, se o uso do celular ao volante se faz presente”, reforçou. “A Lei Seca é uma iniciativa indiscutivelmente efetiva para a redução de mortes no trânsito”.

O Relatório Estatístico de Segurança Viária II – Álcool, realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), traz informações relevantes sobre a efetividade da OLS no Brasil, por meio de análises comparativas estaduais. Um importante papel do relatório é reforçar a relevância da Operação, pois nos locais onde mais se fiscaliza é maior a conscientização em relação ao álcool e direção. Ou seja, nos estados com maior número de testes realizados, a taxa de autos de infração emitidos é menor.

Jorge Thiago bastos, responsável pelo Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná, destacou que o estudo está sendo desenvolvido desde 2015 e ressaltou que o País precisa de uma padronização da fiscalização no trânsito. “A gestão da segurança viária precisa ser melhor tratada. A Lei Seca está em crescimento, mas o nosso patamar hoje poderia ser muito mais alto. A fiscalização diminui a incidência de comportamento de risco”, alertou. “Não devemos ter medo de utilizar medidas impopulares como restringir álcool em determinados locais e horários”, completou.

Outra informação relevante apontada pelo estudo foi a proporção de testes realizados em relação à frota de veículos. Nesse sentido, Rio Grande do Sul, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Acre, Amazonas e Amapá são os estados que apresentaram os melhores resultados.

A baixa proporção de autos de infração emitidos em relação ao número de testes realizados também foi destaque nos dados apresentados. Recife e Fortaleza obtiveram ótimos resultados neste quesito, seguidos por Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Goiânia e São Luís, com taxas inferiores a 10% do número total de condutores abordados nas operações. Por outro lado, Florianópolis apresentou a maior proporção de autos de infração emitidos: 29%.

Para Bastos, o relatório é um marco nos estudos sobre o tema e visa servir como apoio a todos os estados que queiram intensificar as ações para o combate do álcool atrelado à direção. “Queremos que este relatório contribua pra o amadurecimento da cultura de segurança viária no Brasil”, afirmou.

Recomendações para a melhora da segurança viária

  1. Reforçar as OLS;
  2. Criar varas especiais para atender e julgar crimes de trânsito;
  3. Disseminar e padronizar as boas práticas de fiscalização;
  4. Estímulo ao autoteste;
  5. Incentivar (benefícios fiscais) os fabricantes de equipamentos necessários para a fiscalização;
  6. Agilizar os processos de municipalização da gestão de trânsito;
  7. Padronizar os boletins de ocorrência de acidentes de trânsito;
  8. Integrar os dados de acidentes de trânsito em uma única plataforma;
  9. Restringir o acesso ao álcool en situações que favoreçam o comportamento de risco
  10. Consolidar o processo de educação para o trânsito;
  11. Integrar os órgãos de policia e demais entidades para ações coordenadas;
  12. Coletar indicadores de desempenho da segurança viária detalhados em relação ao tema “álcool e direção”.

Sobre a campanha

A campanha “Quando você bebe e dirige, alguém sempre se machuca” conta com a parceria da Operação Lei Seca e o Movimento Maio Amarelo. Lançada nesse mês, a campanha será veiculada durante a Semana Nacional de Trânsito 2018.

A campanha, criada e cedida totalmente pela agência F&Q Brasil para o Observatório Nacional de Segurança Viária, pode ser utilizada por toda a sociedade, já que a meta é disseminar o alerta de que a combinação de álcool com a condução de veículos causa mortes.

Maike Silva
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO