Ultima atualização 20 de setembro

Saúde suplementar: mudanças urgentes

Há uma grande insatisfação no negócio saúde suplementar e a legislação desestimula o setor a investir em planos individuais

Há uma grande insatisfação no negócio saúde suplementar, que fica mais evidente a cada dia. Em princípio, o segmento envolvia basicamente empresas privadas que comercializavam planos de saúde, seguradoras, beneficiários e seus prestadores: hospitais, clinicas, médicos e laboratórios. Em 2000, entra em cena a ANS, participante que traz inúmeras regras a serem cumpridas pelas chamadas Operadoras de Saúde. Uma agência que regulamenta a Lei 9656/98, perfeita para proteger os indivíduos, mas igualmente cruel, pois trouxe com ela o total desinteresse do negócio – planos individuais.

Charles Lopes

O primeiro grande desequilíbrio de forças surge na obrigatoriedade de coberturas ilimitadas, deixando de lado o princípio básico do seguro, que é dar coberturas que, em caso de sinistros, venham a ressarcir prejuízos financeiros de quem o contrata.

Com as negativas dadas pelas operadoras de saúde, mesmo que baseadas na lei, surge mais um participante, o judiciário. Ele estabelece que, mesmo sem direitos legais, baseado no princípio da manutenção da vida, devem ser autorizadas todas as solicitações que lhe são feitas e acabam, pelo princípio do mutualismo, trazendo mais impactos financeiros.

Paralelamente, temos o IDEC e o Procon, que buscam a manutenção dos diretos dos consumidores, baseados no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Junto com o judiciário, abrem a criação de novas coberturas, mesmo que experimentais ou sem qualquer efeito comprovado para o bem daquele indivíduo. Novamente os 47 milhões de beneficiários precisam fazer o rateio destes custos extras.

Outra grande ameaça para a sobrevivência saudável desse segmento é a concentração de redes hospitalares nas mãos de poucos. Uma concentração crescente, principalmente nas mãos de grupos de investidores que, como um negócio, visam apenas o lucro.

Por fim, um enorme grupo de experts no assunto Saúde, que conhecem tudo, mas esquecem de informar que, mais de 90% dos insumos da área são importados e ficam à mercê do câmbio, que tem sofrido grandes oscilações, principalmente num momento de baixa inflação.

Não sou a favor de A ou B, mas ficam algumas perguntas para reflexão:

  • Quem regulamenta os hospitais, médicos, laboratórios e outros prestadores de serviços de saúde no que diz respeito à Lei 9656/98?
  • Como uma Agência que apenas multa e obriga as operadoras de saúde a cumprirem regras pode interferir e obrigar os prestadores a fazerem um acordo entre as partes?
  • Como o judiciário pode ser melhor preparado para interferir de maneira mais justa para todos os lados?
  • E o mais importante: como educar e criar campanhas para uma utilização consciente dos benefícios da saúde suplementar? Será simplesmente punindo com franquias pesadas ou investindo numa cultura de saúde, onde todos os participantes aprendam e falem a mesma linguagem?

Se nada for feito, se apenas ficarmos reclamando e acionando o judiciário e órgãos de defesa do consumidor, teremos em breve o resultado de tudo o que foi feito sem planejamento: crise, e a obsolescência de mais um negócio, que depois de décadas não evoluiu.

Sobre o autor

Charles Lopes, especialista em logística e armazenamento de informações médicas

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock