Ultima atualização 14 de setembro

Pesquisa traz projeção dos desafios das empresas com benefícios

Estudo da Willis Towers Watson revela que 80% das companhias brasileiras acreditam que os custos dos benefícios são fonte de preocupação

A Willis Towers Watson divulgou a pesquisa Benefits Trend Survey, uma projeção da visão do empregador versus empregado em relação aos benefícios até 2019. O estudo revela que 80% das companhias brasileiras acreditam que os custos dos benefícios são uma fonte de preocupação. Em relação à América Latina, as empresas brasileiras parecem mais pessimistas quanto aos custos. Ao menos 84% delas afirmam que até 2020 o aumento do custo do benefício será um desafio, contra 68% na América Latina. O estudo entrevistou 1.103 instituições na América Latina, sendo 356 companhias brasileiras.

Suporte financeiro insuficiente para fazer as mudanças necessárias e o impacto das mudanças regulatórias são os desafios que aparecem na sequência, respectivamente com 57% e 39%.

Quando questionadas sobe quais as alternativas para gerenciar recursos, 85% das companhias falam de redesenhar os benefícios, enquanto 84% acreditam que é necessário melhorar o comportamento dos empregados em relação ao seu pacote de benefícios.

Para Renné Ballo, Consultor de Saúde e Benefícios, o crescimento do custo dos benefícios pode ser considerado um dos grandes desafios para as empresas nos próximos anos. “O clima da organização potencializa o resultado, porém as empresas estão atentas em relação aos sinistros gerados pela assistência médica”.

Flexibilização dos benefícios

O estudo ainda apontou que 53% dos funcionários avaliam que o seu atual pacote de benefícios não é o ideal enquanto 66% dos empregadores acreditam que a medida promoveria a compreensão/valorização dos benefícios, pois os funcionários saberiam a quantia disposta pela empresa e promoveria uma gestão mais transparente. Entretanto, o especialista da Willis Towers Watson afirma que há diferença entre ser flexível nos benefícios e adotar uma política de benefícios flexíveis tal como se conhece hoje, que pode gerar mais ônus ainda às empresas.

De acordo com Felinto Sernache, líder de Consultoria e Soluções em Previdência para a América Latina, um dos obstáculos para o crescimento do programa de benefícios é o fato dos funcionários terem medo de se exporem como parte de grupos de riscos. “Há muito receio por parte dos funcionários, que temem perder seus empregos caso sejam vistos como potenciais usuários de assistência médica em excesso, por exemplo”.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO