Ultima atualização 17 de setembro

O desenvolvimento de profissionais do setor odontológico

Surgimento de tecnologias e mudanças regulatórias que regem o mercado da saúde suplementar apontam para um cenário promissor

A odontologia suplementar passa por diversas transformações no Brasil, como pudemos acompanhar durante o recente Simpósio de Planos Odontológicos. Com o constante crescimento do setor, o surgimento de tecnologias aliadas à aplicabilidade e, até mesmo, as mudanças regulatórias que regem o mercado da saúde suplementar, fica cada vez mais evidente o cenário promissor que temos pela frente.

Geraldo Almeida Lima

Para se ter uma ideia, o segmento de planos odontológicos conta atualmente com 23,5 milhões de beneficiários. Entre junho de 2016 e junho de 2018, ao menos 2,7 milhões de pessoas contrataram um plano odontológico. Isso demonstra a contínua expansão do segmento, que caminha na contramão da crise econômica que assola o País há vários anos. O próprio investimento em tecnologia tem contribuído com este segmento, como os novos produtos que são oferecidos pelas operadoras e a ampliação dos canais de venda que facilitam, ainda mais, o acesso da população à odontologia suplementar.

O cenário atual traz novas perspectivas aos profissionais que atuam no setor e precisam acompanhar essas mudanças. O Brasil é o país que mais forma cirurgiões-dentistas no mundo. Atualmente existem mais de 300 mil profissionais exercendo esta função, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia. Muitos desses profissionais almejam ter o próprio consultório, conquistando seus clientes e ampliando o portfólio de serviços.

Como um segmento do mercado que cresce por conta da previsibilidade, e a segurança que o plano odontológico oferece ao beneficiário, a um preço acessível aliado ao atendimento de qualidade, a odontologia suplementar demanda conhecimento aprofundado e atualizado de todos os agentes atuantes. Para aprimorar ainda mais essas habilidades técnicas e de gestão, cirurgiões-dentistas também buscam outros cursos de especialização após a graduação.

Colaboradores e gestores de operadoras odontológicas procuram igualmente se aperfeiçoar para acompanhar todos os aspectos que envolvem o setor. Acompanhar as mudanças e entender adequadamente a regulação é fundamental para que consigam executar o trabalho da melhor forma. A questão da agenda regulatória com foco direcionado para a odontologia, inclusive, é um pleito antigo do Sinog. Entregamos na agência reguladora, um documento que pleiteia uma legislação específica, que atenda os anseios e considere as características do setor, que são peculiares, diferentes das que são direcionadas ao segmento médico-hospitalar.

Para colaborar com o desenvolvimento dos profissionais do setor, ao longo de seus 22 anos de atuação o Sinog elabora uma agenda de cursos, simpósios, seminários e congressos direcionados às pessoas ligadas à gestão de operadoras odontológicas e, também, aos cirurgiões-dentistas. Desde 2015, começamos a oferecer o curso de Excelência em Gestão de Operadoras Odontológicas, que já ajudou na especialização de mais de 200 profissionais, dando a oportunidade de conhecerem a fundo a operação do produto odontológico.

Nosso curso de média duração, bem-sucedido desde a primeira edição, analisa indicadores de custo benefício, elabora padrões de qualidade e trata dos assuntos relacionados à ética odontológica, legislação específica, mercado de trabalho, abusos e fraudes relacionados à operação em saúde suplementar, oferecendo aos profissionais subsídios necessários para que tenham uma visão mais estratégica do setor.

Sobre o autor

Geraldo Almeida Lima é presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog)

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock