Ultima atualização 15 de agosto

Vulnerabilidades existentes no Brasil para ataques

País é o que mais sofre ataques cibernéticos bancários em todo o mundo. Tema precisa ser debatido e colocado como prioridade

A transformação digital está cada vez mais acelerada pela necessidade do mercado e do negócio, e a segurança da informação para muitas empresas ainda não é um tema estratégico e tem sido tratado apenas no perímetro de TI. Mas quem está tratando os temas “engenharia social, espionagem industrial, vazamento de informação, educação digital, entre outros?

O Brasil é o país que mais sofre ataques cibernéticos bancários em todo o mundo, isto é o reflexo da baixa maturidade do tema em nossos controles, educação e capacitação.

É crescente a evolução de táticas de ataques e do aumento da evasão, além da ausência de profissionais na área para o combate desses fenômenos. Com isso, torna-se ainda mais desafiador para os líderes do setor encontrar meios para evitar a proliferação de ataques cibernéticos. O alto número de dispositivos conectados via Internet das Coisas (IoT) acaba sendo um grande desafio, além da ameaça constante para a área de automação industrial.

Há setores da indústria que trabalham com plataforma tecnológica no modelo Windows XP desatualizado e sem suporte, com protocolos de comunicações ultrapassados e expostos a extrema vulnerabilidade, correndo um risco, sem precedentes, caso este ambiente seja atacado. As atuais ferramentas de segurança já não conseguem mais conter o fluxo de dispositivos que precisam ser monitorados e mantidos em modo de segurança como os desktops, laptops e aparelhos móveis, gerando ainda mais dificuldades no monitoramento de vulnerabilidades em potencial.

Longinus Timochenco

Entre os ataques mais frequentes nos dias atuais, vale destacar temas como problemas na qualidade e na aplicação e do código, questões de criptografia, vazamento de informações sigilosas, CRLF Injection, cross-site Scripting, acesso a diretórios restritos, falha no gerenciamento de credenciais de acesso, entre outros.

As falhas e lacunas de segurança mais frequentes surgem a partir de ocorrências ou ações consideradas evitáveis e podem ser tratadas assim que suas origens forem identificadas. Em caso de falha humana, os colaboradores devem receber capacitação e treinamento adequados com certa frequência, especialmente, com alertas para não clicar em links suspeitos ou baixar documentos indevidos. É comum também o sistema ser atingido por falhas de programação no seu desenvolvimento, sem segurança, abrindo brechas para a invasão de hackers. Outra questão crucial está ligada à má configuração, com a instalação de aplicativos de segurança sem a gestão correta e sem a garantia de um funcionamento adequado.

Diante deste cenário, é primordial manter controles em tempo real. Com foco na análise contínua de vulnerabilidades e não apenas ter como uma atividade realizada pontualmente ou na crise. Deve-se manter um controle constante para garantir a segurança da informação efetiva e assertiva.

Atualmente, o acesso à informação e a “digitalização da vida das pessoas” está em uma curva acentuada e em franca aceleração. Com o avanço da era “ágil”, temos projetos ágeis (Scrum), além de produtos, empresas (como startups), lucros e conhecimento ágeis (tudo de fácil acesso a todos). Não podemos deixar de reconhecer também que temos o crime organizado ágil e malware ágil (compra na internet com painel de controle e dashboard). A grande questão é que ainda encontramos na contramão de todo esse movimento de “agilidade” uma estagnação dos processos de segurança críticos e ainda marginalizados.

A nossa privacidade tem sido atacada em várias frentes e devemos ser responsáveis por nossas informações, além de nos preocuparmos para quem autorizamos a utilização desses dados. O gerenciamento de tudo isso também é essencial nos dias de hoje.

Já a criptografia também vem ganhando cada vez mais evidência, e há quem queira enfraquecer a capacidade dos cidadãos comuns para criptografar seus dados.

A Segurança da Informação deve ser um “seguro para nossas vidas”. Não devemos temer pela Segurança da Informação, mas sim adotar um novo estilo de vida, perseguir a segurança para a nossa defesa como pessoa física e corporativa.

Sobre o autor

Longinus Timochenco é diretor de Cyber Defense Latam da Stefanini Rafael

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO