Ultima atualização 31 de agosto

Sem paranoia, mas com atenção, dá para usar a internet com segurança

Especialista lista os principais cuidados para evitar invasões virtuais e roubo de dados importantes

Atualmente, cada dado roubado custa, em média, US$ 154 para as empresas. Por ano, são US$ 8 bilhões de dólares que o Brasil perde em crimes cometidos por falta de segurança nos ambientes de TI. Além das empresas, esse tipo de problema afeta também o usuário doméstico. Mas como se precaver dessas ameaças?

Segundo Roni Serafim, especialista em cibersegurança da Arcon, não é preciso pânico e nem entrar em paranoia com medo de alguma invasão. Porém, é fundamental ficar atento. “É necessário cuidado ao acessar a Internet. Muitas vezes o próprio usuário permite que as suas informações sejam expostas, simplesmente por não ter atenção com os dados solicitados ao fazer um cadastro ou uma compra virtual”, explica o especialista.

Para se prevenir, o usuário deve seguir algumas orientações básicas, por exemplo:

  • Ter um bom antivírus instalado e atualizado no computador;
  • Sempre que possível navegar em sites com domínio seguro (https);
  • Desconfiar de promoções exageradas em sites de compra;
  • Verificar se o site que deseja acessar corresponde ao endereço digitado;
  • Suspeitar de e-mails recebidos com conteúdo cadastral, governamental, de atualização de dados bancários ou de cadastro de CPF na Receita Federal;
  • Limpar o cache, histórico e cookies é essencial, especialmente se o computador for compartilhado por várias pessoas como em um cyber café. Se o computador é de uso pessoal, a operação pode ser feita com menos frequência;
  • Não dar nenhum “aceite” antes de ler as informações apresentadas. A pressa para acessar determinados conteúdos pode levar o usuário a concordar com algo potencialmente perigoso no que se refere à segurança na Internet.

Cuidados específicos

Facebook – Por ser a maior rede social no mundo, outros sites costumam “perguntar” se podem ter acesso à rede de amizades do usuário quando utilizada a mesma conta. O objetivo é realizar um verdadeiro cruzamento de informações com outras bases de dados.

Tinder – Hoje a ferramenta permite o acesso utilizando a conta do Facebook. Automaticamente é feita a pergunta se o Tinder pode acessar a rede de amizade do Facebook. De forma instintiva (e sem ler as políticas de segurança), ao clicar “OK” para entrar no Tinder o usuário permite que as suas informações possam ser cruzadas.

Sites de compras – Com a “boa intenção” de facilitar a compra dos clientes, os sites sugerem que o cliente deixe seus dados de cartão de crédito já preenchidos e salvos no site para efetuar as próximas operações de maneira mais rápida.

Internet Banking – Usuários devem evitar acessar sites de bancos onde o campo de preenchimento de senha, por exemplo, não seja em teclado virtual. Esse recurso inibe o criminoso de extrair as informações digitadas em teclado físico nos sites. Conferir se o endereço acessado corresponde ao desejado também é fundamental.

Fotos e vídeos – Serafim ressalta que os usuários precisam se preocupar também com dados pessoais, como vídeos e fotos, armazenados em celulares ou computadores. “Eu sempre digo que informação é igual a dinheiro. Nunca se deve deixar o dinheiro à vista, ao alcance de uma pessoa desconhecida, por exemplo. Todas os dados devem ser guardados com extremo cuidado, utilizando sempre senhas que dificultem o acesso”.

O especialista explica que nesses casos de invasão ou vazamento os alvos preferidos são pessoas públicas, como artistas, políticos, executivos e personalidades que tenham exposição na mídia.

Mito ou verdade

É comum ouvir relatos de pessoas que evitam até mesmo de ligar as câmeras dos seus dispositivos, por medo de serem vigiadas. “É possível hackear uma câmera de computador, mas é importante avaliar o grau de interesse que um hacker teria em usuários anônimos. Assim como as fotos, o conteúdo tem um valor maior sendo de pessoas famosas”.

Outro caso comum, é quando o usuário faz uma pesquisa no Google a respeito de um produto (um eletrodoméstico, por exemplo). Em seguida, ao acessar o Facebook, esbarra com propagandas daquele mesmo produto. “Isso realmente assusta e o usuário pode achar que está sendo espionado e, de algum modo, está mesmo. Mas não de uma forma criminosa. Essa prática é bem comum em plataformas de varejo, pesquisas online, redes sociais. A ideia é oferecer um conteúdo, produto ou serviço que seja de interesse do usuário”.

O especialista da Arcon esclarece que toda vez que se acessa um site, de modo automático e imperceptível, o usuário baixa os “famosos cookies”, que nada mais são do que informações trocadas entre o navegador e o servidor de páginas acessadas. “Isso fica registrado num arquivo de texto e permite ao site reconhecer o visitante e suas preferências”, explica o especialista, com o intuito de proteger e preparar a população para utilizar a internet com segurança.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO