Ultima atualização 01 de agosto

São Paulo recebe CQCS Insurtech & Inovação

Investidores, insurtechs, seguradoras e desenvolvedores de soluções tecnológicas se reúnem para estimular o desenvolvimento do market place de inovação e insurtech no Brasil e na América Latina

ATUALIZADO EM 01.08.2018, ÀS 10h46

Sudeste – Investidores, insurtechs, seguradoras e desenvolvedores de soluções tecnológicas se reúnem, nesta quarta e quinta-feira, no CQCS Insurtech & Inovação. Organizado pelo Centro de Qualificação do Corretor de Seguros (CQCS), o evento tem como objetivo estimular o desenvolvimento do market place de inovação e insurtech no Brasil e na América Latina.

Confira as empresas e entidades que marcam presença no encontro, que ocorre na capital paulista.

Mapfre

Josep Celaya, diretor Global de Transformação e Inovação Aberta na Mapfre, palestrará nesta quinta-feira (2), às 10h30. O executivo foi por três anos responsável pela definição e implantação da estratégia de inovação interna da organização e pela promoção de uma cultura que valorize esses aspectos. Atualmente responde pela inovação disruptiva, além de temas externos do programa de inovação da empresa.

Para fortalecer os investimentos na área, no início deste ano, foi criado o Comitê de Inovação e Transformação, ligado diretamente ao presidente mundial da Mapfre, Antonio Huertas. A estrutura coordena ações como criação de novos produtos, serviços, processos, canais e modelos de negócios baseados em tendências e tecnologias disruptivas. A estratégia de inovação inclui projetos que atendam tanto necessidades regionais quanto globais.

SulAmérica

Como parte da programação, o vice-presidente Comercial da SulAmérica, André Lauzana, participará do painel “Por que é tão difícil aderir ao digital?” na tarde do primeiro dia do evento.

“Estamos diante de um ambiente desafiador para o mercado de seguros, em que nossos clientes, cada vez mais informados e exigentes, demandam soluções de seguros completas, com ampla prestação de serviço e conveniência. Para isso, precisamos investir em novas ideias e iniciativas, tendo a tecnologia como aliada e o corretor como grande parceiro desta trajetória de evolução”, destaca Lauzana.

No segundo dia, o painel “Perfil ou Persona – a grande mudança. Por um seguro mais justo” terá presença do vice-presidente de Operações e Tecnologia da SulAmérica, Marco Antunes. O diretor de Estratégia Digital, Inovação e Tecnologia da companhia, Cristiano Barbieri, participará do debate “Tech em prol da experiência do usuário: o que vem por aí?”.

“A SulAmérica está cada vez mais preocupada e atenta à importância de oferecer uma experiência única aos clientes dentro de um contexto cada vez mais digital. Nossa operação passa por investimentos contínuos de larga escala em tecnologia e capacitação dos profissionais para que possamos atrair cada vez mais pessoas com serviços inovadores com a já reconhecida alta qualidade”, avalia Antunes.

“A transformação digital de nossa operação é um novo desafio perante a uma realidade que demanda cada vez mais rapidez em nossas atividades. Com tantas mudanças pela frente, apostamos em ações inovadoras para garantir que nossos clientes usufruam de canais digitais de comunicação e serviços, estando cada vez mais próximos da companhia”, comenta Barbieri.

Ao longo dos dois dias de evento, os debates terão como mote as mudanças na indústria do seguro por meio da tecnologia, os caminhos para o futuro, a decisão de ser ou não ser digital e a experiência do usuário. A programação também trará palestrantes internacionais para o debate dos temas propostos pela organização do evento.

Tokio Marine

A Tokio Marine disponibilizará um espaço para potencializar o networking entre os participantes do evento. Os encontros de negócios serão possibilitados pelo aplicativo Brella, que tem foco exclusivamente eventos corporativos. O app vai conectar os profissionais de seguros que sairão da Expo Insurtech – feira de exposição e negócios que acontece simultaneamente ao evento internacional – com mais leads, contatos, clientes e negócios.

Muito utilizado em congressos internacionais, o Brella, uma vez instalado nos smartphones, solicita o nome, a empresa, o que o usuário está procurando e o que pode oferecer. Com essas informações, o algoritmo cruza as informações e identifica objetivos e interesses em comum entre pessoas cadastradas na ferramenta que estejam participando de determinado evento. Quando identifica uma combinação, o Brella marca uma reunião de 15 minutos e indica uma mesa em um espaço especialmente preparado para essa interação. O download é gratuito para Android e iOS.

“Acreditamos que a tecnologia deve ser sempre utilizada para facilitar o contato entre as pessoas. Com o patrocínio, queremos simplificar o agendamento das reuniões estratégicas durante o evento e proporcionar uma experiência diferenciada para os participantes”, afirma o diretor executivo de Operações, Tecnologia e Sinistros, Adilson Lavrador.

HDI Seguros

A seguradora marca presença com estande e participação em palestra e painéis. Fábio Leme, vice-presidente Técnico, apresentará a palestra “Ecossistemas digitais em seguros – moda ou necessidade?”; e Vagner Guzella, CFO, estará no painel “O que os seguradores esperam das Insurtechs?”.

“A troca de experiências e informações em oportunidades como esta enriquecem nosso dia a dia nos negócios e projeções para o futuro”, analisa Leme.

As discussões terão como mote principal o impacto de novas tecnologias no mercado segurador. Para Guzella, as insurtechs representam um grande desafio e também oportunidades. “Não podemos fechar os olhos para o que está surgindo e sim analisar as oportunidades trazidas por ferramentas tecnológicas”, comenta.

O painel “Open Insurance: o futuro aqui e agora”, terá participação do diretor de automóvel da HDI, Marcelo Moura. “Este é um tema de extrema importância para o setor e por isso espero colaborar com as discussões sobre os impactos desde modelo nos negócios”, avalia o executivo.

Kakau Seguros

O CEO e co-fundador da empresa, Henrique Volpi, será um dos debatedores do painel “Desafios e Aprendizagens de montar uma grande Insurtech”, que acontece no dia 1º de agosto, às 17 horas.

“É um privilégio participar como debatedor e contar sobre os desafios e aprendizagens do setor com a Kakau Seguros”, explica Volpi.

Europ Assistance Brasil

A Europ Assistance Brasil apresentará as soluções tecnológicas desenvolvidas pela CEABS, empresa do grupo voltada para o rastreamento e o monitoramento de veículos. No dia 1º de agosto, das 14h30 às 15h30, Gustavo Müller, diretor de TI da CEABS, participará do painel “Tech – O Que Muda de Verdade”, com a palestra “IoT como Ferramenta de Mudanças no Seguro Auto”, abordando o conceito “Carro Conectado”, as principais tecnologias já comercializadas pela empresa e as inovações que serão implantadas nos próximos meses, além de dar uma panorama sobre as tendências na área.

No carro conectado, solução de telemática comportamental, sensores e uma rede conectada à internet já são capazes de analisar o comportamento do motorista, coletar dados e transmitir informações às seguradoras, que podem beneficiar o cliente com descontos e serviços de valor agregado. “O carro também poderá interagir com outros eletrônicos presentes no dia a dia das pessoas, como ligar o ar-condicionado na temperatura adequada, momentos antes de se chegar em casa, e acionar o forno para esquentar o jantar. As possibilidades são numerosas e empolgantes”. Essa realidade, diz Müller, com certeza mudará o cenário do setor de seguros no Brasil, que precisará se atualizar para se adequar às novas tecnologias.

Friss

A Friss também participará da conferência. Iván, Ballón, diretor de Desenvolvimento de Negócios, falará sobre a aplicação da Inteligência Artificial na tecnologia para empresas de seguros para mitigação de risco e detecção de fraude.

TEx

Pela TEx, Omar Ajame, CEO e fundador da empresa, estará presente no painel ‘Por Que é Tão Difícil Aderir ao Digital’, às 17h, no 1° dia, na sala TAI-AN, com José Luis da Silva, diretor Comercial Regional II da Tokio Marine, e André Lauzana, vice-presidente Comercial da SulAmérica, debatendo sobre os desafios de desenvolver uma cultura digital nas seguradoras e corretoras.

“Acredito que esse evento será uma grande oportunidade para discutirmos o futuro, que é o primeiro passo para construirmos o que está por vir. Estou ansioso para debater sobre tecnologia ao lado do José e do André e para receber os principais transformadores do mercado de seguros no evento”, diz Ajame.

CCS-RJ

O diretor do CCS-RJ, Amilcar Vianna, estará presente no primeiro dia do encontro. Às 16h, o executivo, que também é vice-presidente de Comunicação da Fenacor e CEO da Prudente Corretora de Seguros, fará parte do painel “O que os corretores esperam das insurtechs?”, ao lado do presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, e do presidente do Sincor-PE, Carlos Valle.

“É muito importante que, neste cenário, seja considerada e debatida a opinião do corretor de seguros. Como nos inserir nesse universo digital? Vamos conversar sobre isso”, antecipa Vianna.

M.S e L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO