Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguro (Ibracor) indicam que, até o dia 9 de agosto de 2018, 44.372 pedidos de recadastramento haviam sido deferidos e outros 235 ainda não tinham sido finalizados. Até a data, 202 pedidos constavam como “em exigência”, “em exigência preliminar” e “revisão segunda exigência”; 1 aguardava análise preliminar do Instituto; 129 aguardavam análise da Superintendência de Seguros Privados (Susep); e outros 17 já estavam sendo analisados pela autarquia. Outros 11.724 constavam como indeferidos.

Passo a passo do recadastramento

Para os corretores que ainda precisam dar continuidade ou prosseguimento aos pedidos de recadastramento, é importante verificar os seguintes pontos:

  • Estar atento a todos os passos do processo, preencher seus dados nos campos indicados; clicar em salvar o cadastro e verificar o recebimento de dois e-mails da Susep (o primeiro e-mail informará o número do seu pedido e o segundo e-mail trará um link, no qual o solicitante deverá clicar para realizar a confirmação do seu pedido e poder continuar com o processo);
  • A não finalização do pedido, no prazo de até 60 dias, acarretará o cancelamento da solicitação, conforme prevê o art. 6º, § 1º, da Circular SUSEP nº 552, de 2017;
  • O acompanhamento do pedido de recadastramento pelo corretor é importante e imprescindível.

Para mais informações, os corretores devem consultar as Circulares Susep nº 552 e nº 558, de 2017, o Portal do Ibracor e os sindicatos filiados à Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), ou entrar em contato nos telefone disponibilizados pela autarquia (3233-4146 e 3233-4045) e pelo Instituto (3509-7070).

Fonte: Ibracor

L.S.
Revista Apólice

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