EXCLUSIVO – Depois de seis meses focados na operação da empresa, para garantir que houvesse a plena continuidade de negócios, a Swiss Re Corporate Solutions Brazil – que nasceu da joint venture entre a empresa suíça e a Bradesco Seguros – agora quer enfatizar os negócios com os corretores de seguros, para que estes possam oferecer proteção completa para os clientes corporativos, sejam eles pequenos, médios ou grandes.

O maior objetivo da união das empresas foi conectar o conhecimento do risco com a capilaridade na distribuição. “A grande razão desta união foi ter acesso ao canal corretor, pois nosso foco era nos grandes contratos”, destacou Luciano Calabró Calheiros, CEO da Swiss Re Corporate Solutions. “Agora, queremos acesso regional para distribuir produtos de nossa carteira, que está mais completa”.

Se antes da joint venture a empresa dispunha de seguros agrícola e garantia, agora este leque foi ampliado para outros produtos de property, transportes e demais ramos. “Há linhas menores que vem de novos produtos, como RC, D&O, cascos marítimos e riscos de engenharia, todos com grande potencial de distribuição”, acrescenta Calheiros.

O diretor geral de Organização de Vendas da Bradesco Seguros, Marco Antonio Gonçalves, diz que a empresa tem o desafio de acelerar as práticas, os processos e o conhecimento dos corretores de seguros sobre as coberturas e produtos desenvolvidos para que eles possam trabalhar para fechar alguns espaços que existiam na cobertura de clientes que precisavam e não tinham. “Faltava para alguns segmentos de empresas como, por exemplo, o seguro agrícola. O seguro garantia também tinha uma demanda. Esta aceleração da capacitação dos corretores é para aproveitar oportunidades da demanda já existente entre o público que já é atendido pela Bradesco Seguros”.

Foram capacitados mais de 1450 colaboradores da área de Organização de Vendas, que dão suporte aos cerca de 100 colaboradores que atuam diretamente com a Swiss Re Corporate Solutions.

Segundo Gonçalves, o maior fruto desta parceira é a possibilidade de oferecer ao cliente os produtos de primeira necessidade. “Passamos a ter a oportunidade de falar com mais assertividade ao cliente para oferecer todos os produtos que ele precisa. O Grupo Bradesco passa a ficar mais próximo do cliente. É a proteção completa em um único lugar”.

O objetivo é não se restringir a um grupo de corretores ou a uma região do País, principalmente para atender fora do eixo Rio-São Paulo.

Para o pequeno e médio empresário, no produto de agro, por exemplo, a companhia já dispõe de sistemas que permitem acesso ao corretor via web. A segunda grande carteira integrada ao Portal do Corretor da Bradesco é a de seguro empresarial. “Temos estratégias em paralelo: para o que é pequeno e médio negócio oferecemos soluções automatizadas, rápidas, de preferência com sistema que o corretor possa acessar e cotar na ponta”, esclarece Calheiros. A ideia é incorporar produto a produto dentro do Portal do Corretor.

Para o médio mercado a estratégia é qualificar os corretores de seguros para que eles tenham soluções para todas as necessidades de uma empresa, seja em benefícios, patrimonial etc. Para os grandes riscos, a Swiss Re agrega todo o conhecimento e a sua capacidade de resseguro para atender a necessidade específica de cada cliente e seus programas globais de seguro.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

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