Ultima atualização 30 de agosto

Por que os planos de saúde se tornaram um vilão para as empresas?

Planos sendo reajustados acima da inflação há mais de 20 anos preocupam as corporações

Sudeste – Há quase 20 anos, os planos de assistência médica corporativa vêm sendo reajustados acima da inflação, colocando em cheque a saúde financeira das empresas e as obrigando a buscar alternativas para conter as despesas deste benefício para seus funcionários. A assistência médica supera, atualmente, o investimento em treinamento, ficando atrás apenas dos gastos com folha de pagamento – ela responde, hoje, por 12% dos custos fixos das empresas, podendo chegar a 20% em alguns casos.

Um levantamento recente feito pela Associação Brasileira de Recursos Humanos com 668 empresas, 1,3 milhão de colaboradores e 3 milhões de beneficiários mostrou que 46% das empresas não trabalha com indicadores de saúde, essenciais para monitorar a qualidade do atendimento, e 40% não adotam a coparticipação dos funcionários no pagamento de consultas e exames. O estudo também mostra que 56% das companhias não investem em alimentação saudável e 51% não têm programas de apoio a grupos de risco como hipertensos, diabéticos e obesos, por exemplo. Quanto ao peso crescente dessa conta, o estudo mostrou que 55% das empresas tiveram um aumento de mais de 10% nos planos de assistência médica em 2016 e 17% acreditam que estes custos podem baixar nos próximos 2 anos.

Para piorar ainda mais a situação, em julho a ANS autorizou as operadoras a reajustarem os planos de saúde individuais e familiares em até 10% (a resolução é retroativa a 1º de maio deste ano e vale até 29 de abril de 2019).

No dia 4 de setembro, os principais heads de RH das empresas do ABCD estarão reunidos na terceira edição do HR First Class, debatendo o assunto. A ideia é falar não só sobre os reajustes dos planos de saúde empresariais mas também sobre possíveis soluções que estão em debate hoje na área. O evento conta com patrocínio da SafeCare e é realizado pela Scaldelai Projetos de Crescimento.

Serviço

Data: 4 de setembro
Horário: Das 19h às 22h
Local: São Jorge, São Bernardo do Campo – São Paulo – SP
Informações em [email protected]

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock