Ultima atualização 03 de agosto

Open Insurance: o futuro aqui e agora

Tema foi debatido durante o CQCS Insurtech e Inovação, realizado na capital paulista, entre os dias 1 e 2 de agosto
Carlos Gonçalves de Almeida
Carlos Gonçalves de Almeida

Insurtech e Inovação – Simplificar para negociar. Essa foi a mensagem de Alessandro Maracaja, CEO da Solutions One, empresa especializada em operacionalizar projetos com escopo de vendas, arrecadação recorrente e pós-venda para o mercado segurador. O alerta foi feito durante a palestra “Open Insurance – O Futuro aqui e agora”, no CQCS Insurtech & Inovação, para uma plateia recheada de corretores.

A pergunta que Maracaja lançou aos participantes é onde entra o Open Insurance na realidade do mundo de negócios. Para explicar, o executivo referiu-se ao fenômeno tecnológico que pode ser aplicado em larga escala – a transformação digital. “Mais do que um movimento tecnológico, é uma nova forma e se fazer negócios onde o engajamento com o cliente torna a empresa forte”, salientou. “Open Insurance é exatamente se adaptar do ponto de vista tático e operacional, para atender a essa nova demanda”, completou, reforçando que a arquitetura do negócio não pode ser complicada.

Ao abordar o assunto a partir da visão de um órgão regulador, o analista técnico da Susep, Carlos Gonçalves de Almeida, salientou a importância do cuidado que se deve ter com a fiscalização diante de tanta inovação. “Temos que acompanhar tudo com muito cuidado. Hoje, a tecnologia é vista como substituição para tudo. A disrupção, muitas vezes, surge de um player de fora do mercado”.

Almeida reforçou o fato de que o mercado de seguros já tem uma história consistente de três séculos e que seguro é um investimento de longo prazo. “Quando falamos em seguros, pensamos em solvência, que é importante para todos. Os produtos mudam, a forma de vender muda, mas será que a forma como o seguro é feito vai mudar ? O mutualismo é a base do seguro, mas será que o modelo B2B se sustenta?”, indagou.

Pensando num mundo de plataformas digitais, IoT, telemetria, big data, blockchains entre outras coisas, o órgão criou uma comissão especial de Desenvolvimento de Inovação e Insurtech, trazendo novas resoluções afim de facilitar e tornar mais maleável a contratação por meios remotos. “A Susep quer se aproximar cada vez mais do mercado e dos prestadores de serviços do setor. Mas, precisamos saber quais são as dificuldades”, estimulou o executivo.

No final da plenária, Marcelo Moura, diretor de produtos Automóvel e massificados da HDI Seguros, abordou a importância da transformação da indústria como um todo diante de um “mar” de startups e de novas experiências digitais. “Com novas formas de coletas de dados e novas decisões, podemos mudar o mercado”, almejou.

Em sua apresentação, Moura enfatizou a importância de conectar gestão pública, seguradora e cliente diante das novas experiências. “Já existem vistorias automáticas, sinistro digital, tudo direto no app, trazendo facilidade para o cliente.

“Open Insurance requer um novo mindset de todos os lados. Precisamos nos planejar para abrir e aproveitar cada vez mais todas as fontes possíveis e imagináveis. A ideia é buscar fontes que o senso comum não entenda que faça sentido, mas a matemática sim. Devemos abrir esse ecossistema para funcionarmos ainda melhor. Começarmos a co-criar mais produtos e levar informação para que todos cresçam. Essa é a minha visão de Open Insurance”, concluiu Moura.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO