Ultima atualização 07 de agosto

O corretor de seguros e o canibal

Novas tecnologias podem representar, além da desburocratização do negócio, uma ameaça à figura do corretor de seguros

A Folha de S. Paulo publicou um artigo (em 22 de julho de 2018) intitulado Moby Dick, escrito por Marcos Lisboa, presidente do Insper, ex-presidente do IRB e da Itaú Seguros, e de quem sou fã incondicional. Num contexto diferente do meu objetivo neste texto, ele utiliza trechos do livro Moby Dick para ilustrar seu raciocínio, que vou me apropriar parcial e literalmente para suportar minha opinião.

Renato Cunha Bueno

Tenho visto grandes polêmicas a respeito das plataformas eletrônicas de venda de seguros, em que a maior parte das teses acredita que os meios digitais vão destruir os corretores de seguros que se dedicam ao mercado de produtos massificados e de automóveis.

Tudo bem que é difícil disputar com quem dispõe de muito capital, como bancos e plataformas eletrônicas, onde há investimento abundante e o lucro pode vir daqui a anos com a consolidação destas operações.

Porém, eu discordo que a tecnologia irá destruir os corretores de seguros, por várias razões, entre as quais destaco:

Nos países em que as plataformas dominam o mercado, como os Estados Unidos, o seguro de automóveis é obrigatório com limites mínimos pré-definidos, o que facilita muito a comparação de termos. Nos países suscetíveis a catástrofes, como terremotos tufões, furacões, tsunamis e outros, os seguros residenciais e patrimoniais não são necessariamente obrigatórios, mas praticamente todo mundo contrata em bases também fáceis de comparar.

Já no Brasil isso fica mais difícil pela variedade e diversidade de produtos com personalidade, portanto difíceis de comparar. Aí é que o bom corretor tem a oportunidade de mostrar a que veio: decifrando, explicando, aconselhando e navegando neste emaranhado de preços e condições disponíveis. Outro momento sensível é a hora do sinistro, pois tratar com centrais de telemarketing nunca é fácil nem agradável. É só lembrar das conversas com o cartão de crédito e fornecedores de telefonia, internet etc.

Voltando ao artigo de Marcos Lisboa, ele cita a obra prima Moby Dick, de Herman Melville, recheada de personagens notáveis e conturbadas, em meio a passagens surpreendentes. No capitulo três, Ishmael fica assustado ao saber que dividiria a cama com um jovem canibal na hospedaria lotada. Após parágrafos angustiados, a sua empatia recheada de bom senso leva-o a concluir: “Que confusão é essa que estou fazendo? Ele tem a mesma razão para me temer que tenho para ter medo dele. Melhor dormir com um canibal sóbrio do que com um cristão bêbado”.

Trazendo para o nosso mercado de seguros, a solução é trabalhar bem e não dar moleza aos canibais.

Sobre o autor

Renato Cunha Bueno, sócio-diretor da ARX Re Corretora de Resseguros e coordenador da Comissão Grandes Riscos e Resseguros do Sincor-SP

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO