Ultima atualização 07 de agosto

Multinacionais brasileiras têm interesse em centralizar seguros na matriz

Segundo a Chubb, as empresas querem centralizar a administração dos seguros de toda a organização, incluindo as subsidiárias, no exterior

De acordo com a Chubb, as multinacionais brasileiras estão cada vez mais interessadas em centralizar na matriz a administração dos seguros de toda a organização, incluindo as subsidiárias, no exterior. “Essa solução, que concede mais agilidade às operações, já é adotada por grande parte das corporações globais de origem norte-americana e europeia”, diz Flávio Bauer, vice-presidente para divisão de Global Account da Chubb América Latina.

Conforme o executivo, a adoção de um só programa de seguros centralizado na matriz permite melhor controle, custos geralmente mais adequados e, principalmente, evita a ocorrência de “surpresas” decorrentes de leis locais, temas regulatórios, assuntos fiscais, estabilidade política, riscos de responsabilização, costumes, exposição a catástrofes e vários outros. “A administração dos riscos cobertos pelos seguros se torna cada vez mais complexa, na medida em que a organização se internacionaliza”, ressalta.

“É importante destacar que a Chubb desenvolveu uma ferramenta que permite às empresas multinacionais o acompanhamento online desde a implementação do programa e toda a sua evolução”, afirma Gustavo Miranda Pocai, responsável pela área de Clientes Corporativos da Chubb Brasil.

Conforme o executivo, trata-se de um grande depositário de documentos, ou seja, o segurado e seu corretor acessam de forma online ordens de emissão, apólices, endossos, “invoices”, etc. Adicionalmente, segundo ele, é possível ter acesso a informações específicas acerca dos mercados ao redor do mundo e a muitos materiais publicados pela companhia. Pocai afirma que, na mesma ferramenta, também é possível acompanhar um “boletim de sinistros” para uma melhor gestão desses episódios, bem como a publicação dos contatos importantes nos diversos países, como parte do programa multinacional de seguros. “Tudo isso pode ser acessado a partir de um só ‘computador pessoal’. É uma ferramenta formidável tanto para o cliente quanto para o corretor – que ganha melhores condições para exercer o seu papel de consultor”, finaliza.

Internacionalização das multinacionais brasileiras

Segundo o último levantamento da Fundação Dom Cabral sobre o tema, o índice médio de internacionalização das multinacionais brasileiras cresceu de 23,2% para 27,7% entre 2014 e 2016. O cálculo leva em conta o crescimento das empresas no exterior em termos de receita, ativos e número de funcionários. Conforme o estudo, 42,3% dessas organizações havia planejado o ingresso em outros países nos dois anos seguintes após 2017. O levantamento ainda mostrou que os Estados Unidos constituem o principal destino da internacionalização das empresas brasileiras, seguido pela Argentina.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO