Ultima atualização 01 de agosto

Liberty investe para fomentar a cultura de inovação

Ações levam à colaboração, criação de novas ideias e melhorias na produtividade e processos internos

A necessidade de inovar é um tema que permeia as discussões econômicas há muito tempo no Brasil. Apesar de ainda ocupar a 64ª posição no ranking dos países que mais investem em pesquisa e desenvolvimento, o Brasil observou um crescimento no investimento nesse setor a partir do fim do ano passado e mais intensamente no início deste ano.

A proporção de indústrias brasileiras que realizaram algum tipo de inovação em processos ou produtos no primeiro trimestre de 2018 foi de 45,9% e alcançou o melhor resultado em um ano, como aponta a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em sondagem encomendada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A mesma pesquisa indica que a parcela de empresas que aumentaram os gastos com inovação foi de 11% para 21,6%, maior nível desde o terceiro trimestre de 2014.

A Liberty Seguros é uma das empresas que vem acompanhando essa tendência, ampliou seus investimentos em inovação ao longo dos últimos anos. A empresa investiu para que a inovação fizesse parte dos processos internos, permeando desde as tomadas de decisões mais estratégicas até o desdobramento tático de todas as operações. A seguradora desenvolveu iniciativas que visaram estimular a criatividade, promover a integração e dar luz a novas ideias.

Programa de inovação interna “Acelera Minha Ideia”

A primeira edição do Acelera Minha Ideia foi lançada em 2015 para dar suporte ao funcionário, promover a integração, desenvolver e reconhecer ideias inovadoras para a empresa. Em 2017, o desafio teve como tema “Como tornar a Liberty Seguros a primeira escolha dos corretores, segurados e/ou funcionários?”, que obteve 243 ideias e 30% de funcionários inscritos.

As ideias foram avaliadas por um comitê interno e a melhor de cada área foi escolhida para a próxima fase do programa, que consistiu em quatro laboratórios práticos baseados nos conceitos de Inovação e Design Thinking, sobre as temáticas: Entendendo o Usuário; Prototipagem; Novos Modelos de Negócio; Storytelling e Elevator Pitch, que ajudaram os grupos a aperfeiçoarem seus projetos com foco no valor a ser entregue ao cliente, nos benefícios para o negócio e, claro, no potencial inovador.

A ideia vencedora começou a ser prototipada no início de 2018 e já está em fase de testes. Trata-se de uma ferramenta para resolução automática de problemas e processos que utiliza técnicas de inteligência artificial, atualmente aplicada no atendimento a clientes, identificando problemas recorrentes e ajudando a solucioná-los sem necessidade da intervenção humana. Com a nova ferramenta, foi possível resolver 100% dos casos cujos motivos já tinham sido mapeados e cadastrados no sistema.

Inauguração do laboratório de inovação interna “NAVE”

NAVE: Navegue, Explore e Surpreenda-se com um universo de novas possibilidades. Esse é o mote do Laboratório de Inovação da Liberty, inaugurado em novembro de 2017, na sede da empresa. A estrutura e as ofertas que compõem o espaço foram desenvolvidas sob as lentes de Design Thinking, visando gerar inspiração, colaboração e experimentação.

A sala é estruturada para auxiliar no desenvolvimento de ideias em todas as suas etapas, desde a compreensão do contexto, do usuário e do mercado, até a prototipação interativa com o público. Tanto inovações disruptivas quanto as melhorias incrementais têm a mesma importância para a empresa e ganham oportunidade de saírem do papel nesse espaço, além da expertise na mensuração de resultados que irá assegurar a solidez dos projetos.

Para 2018, foram programadas mais de 100 ofertas para a sala que incluem experiências de empatia, inspiração, aprendizado, criatividade, reflexão, entre outras, que irão ajudar ainda mais nas estruturações e amadurecimento de ideias.

Escolas Liberty

A Liberty inaugurou em 2017 as Escolas Liberty. Todos os funcionários, inclusive estagiários e Jovens Aprendizes, podem se inscrever para participarem de ações de desenvolvimento, de acordo com os critérios pré-estabelecidos para cada atividade exercida. A ideia é ajudar o colaborador a desenhar e gerenciar a sua própria jornada de conhecimento, e expandir suas possibilidades de desenvolvimento. Durante os últimos dois anos, as escolas também ofereceram cursos de User Experience, Storytelling e Design Thinking, voltados à inovação.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock