Ultima atualização 10 de agosto

Especialista de Vida e Previdência fala das oportunidades no mercado

Rogério Araújo, que realizou palestra no CVG-RJ, com apoio da Seguros Unimed, falou sobre os tipos de produto que o consumidor procura

Sudeste – Entre os fatores que determinam se uma pessoa vai envelhecer bem, 80% estão relacionados à sua genética, e só 15% têm a ver com a qualidade de vida que ela teve ao longo dos anos. Já financeiramente, 100% dependem de sua atitude. A comparação foi feita pelo consultor Rogério Araújo, especialista em Vida e Previdência que realizou palestra no Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ), com apoio da Seguros Unimed.

“No caso da previdência, não temos como fugir dessa conta: ou pagamos durante a vida, guardando um pouco para usar no futuro, ou no futuro, abrindo mão de qualidade de vida”, ele disse. A especialista nos segmentos da Seguros Unimed, Viviane Mussolini, agradeceu a presença do executivo e frisou a importância de se aprofundar nesse mercado que, com as mudanças na Previdência Social e o aumento na longevidade dos brasileiros, tem virado uma demanda dos clientes.

Analisando os ramos de Vida e Previdência, o consultor afirma que há alguns mitos a serem quebrados. O primeiro é que o corretor que vende seguro auto não vende benefícios. Para Araújo, o automóvel deve ser tratado como uma porta de entrada para vender ao cliente outros produtos. “É preciso aproveitar esse segurado que está dentro de casa, conhecer seu perfil e oferecer produtos como VGBL, PGBL, renda de invalidez e seguro de Vida”, disse.

Quebrando o segundo mito, de que a previdência não remunera bem, ele acrescenta: “tudo isso pode gerar muito mais comissão do que a renovação anual de um seguro de automóvel. O que falta para que isso seja alcançado é atitude e especialização”, pontuou. Mais do que isso, segundo o consultor, esse tipo de produto proporciona a construção de uma relação de longo prazo com os clientes. “Quando essa relação é permeada por bom atendimento, proporcionando bons investimentos e proteção, o segurado não vai discutir preço quando você ligar para renovar o seguro de automóvel”, completa.

Já o mito de que vender seguro de vida é difícil ele rebate propondo uma mudança de perspectiva. Para trabalhar com esse segmento, o foco deve ser o cliente, não a venda. O objetivo precisa ser levar benefícios: haverá uma análise de necessidades e o cliente terá, no final, contratado as melhores soluções do mercado.

“O processo de consultoria é muito mais simples e efetivo do que quando o foco é a venda pela venda. Isso está ultrapassado. É necessário criar uma relação de prestação de serviço, pois o acesso puro a informações, hoje, é muito fácil, está na palma da mão”, opina.

Outro importante fator destacado por Araújo foi o impacto que a mudança cultural na maneira de consumir está provocando no mercado de seguros. No ano passado, pela primeira vez, a arrecadação do Vida Individual superou a do seguro de automóvel, pois o investimento na posse está reduzindo. “E esse quadro não irá mais se inverter. As pessoas não querem mais pagar para ter, e sim pagar para usar”, avaliou.

Por fim, ele propôs um questionamento: “estamos vendendo o que o cliente precisa ou o que ele pede? De um lado, existe a população, que precisa se planejar e programar seu futuro e, de outro, as seguradoras, que têm produtos e soluções para essas necessidades. A operação comercial vai ocorrer com ou sem corretor. Por isso, precisamos nos ajudar e assumir nosso papel de consultores”, reforçou.

No encontro, o representante da Seguros Unimed André Petra também fez questão de agradecer ao CVG-RJ pela parceria recém firmada. “Nosso trabalho conjunto já vem rendendo frutos. Vários corretores fizeram cadastro com a gente e estão conhecendo nossos produtos de Vida e Previdência”, comemorou.

No encerramento, a assessora da presidência responsável pelos eventos do CVG-RJ, Sonia Marra, ressaltou a importância da venda consultiva no planejamento financeiro do segurado e o quanto requer do corretor capacitação para aproveitar as oportunidades de negócios.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO