Ultima atualização 06 de agosto

É alta a incidência de ataques ransomware sobre São Paulo

Levantamento realizado em abril e maio deste ano revela que São Paulo sofreu 3,03 milhões de violações

Sudeste – A SonicWall, empresa de segurança da informação, apresenta pesquisa que mostra que o Brasil e, em especial, o estado de São Paulo, é uma região muito visada pelos criminosos digitais. Análises realizadas pelo SonicWall Security Center em abril e maio indicam que, nesse período, apenas São Paulo foi alvo de 3,03 milhões de ataques. “Outra peculiaridade do mapa digital brasileiro é que a incidência de ransomware baixou 26%, comparado ao mesmo período do ano anterior”, observa Simone Oliveira, Gerente de Marketing da SonicWall no Brasil. O mesmo levantamento realizado em abril e maio mostrou, ainda, que 3,3% de todos os ataques direcionados contra o Brasil estão relacionados com tentativas de sequestro de dados.

Esse quadro contrasta com o que foi mostrado no relatório SonicWall de CiberAmeaças 2018, divulgado em março passado. “Houve uma queda de 71,2% de ataques de ransomware em todo o mundo; esse mesmo levantamento mostra, no entanto, que a região das Américas continua sendo alvo desses ataques, recebendo 46% de todas as tentativas de ransomware disparadas em 2017”, diz Simone. “O fato dos ataques ransomware no Brasil só terem baixado 26% nos últimos meses pode indicar o desconhecimento de uma grande parcela da população sobre como identificar e se proteger desse tipo de ataque”.

Outra modalidade de ataque que continua avançando no Brasil é o phishing – vetor importante dos ataques de ransomware e outras modalidades. Análises produzidas nos últimos meses mostram que o Brasil só está atrás dos EUA em ataques deste tipo. Enquanto 14,75% do malware direcionado aos EUA é phishing, no Brasil essa marca é de 11,1%. Em seguida vem a Alemanha, com 8,6% e a Índia, com 6,4%. “O phishing, em especial, demanda que os times de TI e Segurança das empresas empreendam campanhas educativas. É fundamental ajudar o usuário a tomar uma nova atitude diante de e-mails armadilhas com promessas de descontos em passagens aéreas, bônus em compras online, etc. Isso exige o uso de tecnologias de segurança para correio eletrônico que vão muito além de tradicionais soluções de AntiSpam”, detalha Simone.

A soma desse tipo de ação educativa com soluções eficazes de identificação e eliminação de phishing – como a plataforma de sandbox SonicWall Capture Advanced Threat Protection – pode diminuir significativamente potenciais vulnerabilidades nas empresas. “Esse sandbox multimotor baseado em nuvem utiliza as informações produzidas 24×7 pelo SonicWall Security Center para identificar as mais novas variantes de malware e ajudar os CISOs a protegerem seus ambientes contra essas ameaças”.

Segundo Simone, a partir do segundo semestre deste ano, o SonicWall produzirá, online,relatórios sobre ameaças digitais que incidem sobre a América Latina e o Brasil. “Os usuários de nossas soluções terão acesso imediato não só a relatórios, mas a pesquisas e consultas voltadas para a superação de seus desafios técnicos e de negócios”.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO