Ultima atualização 03 de agosto

Os caminhos da adesão ao digital

José Luís da Silva, da Tokio Marine; Omar Ajame, da Tex; e André Lauzana, da SulAmérica, discutiram sobre a maneira que a adesão acontece
André Lauzana, Omar Ajame e José Luís da Silva
André Lauzana, Omar Ajame e José Luís da Silva

Insurtech e Inovação: “Por que é tão díficil aderir ao digital?”. O debate reuniu José Luís da Silva, diretor Comercial Regional II da Tokio Marine; Omar Ajame, CEO da Tex; e André Lauzana, vice-presidente Comercial da SulAmérica Seguros. Para os palestrantes, aderir ao digital é inevitável – a questão é de que maneira essa adesão acontece.

O diretor da Tokio Marine iniciou o debate apresentando a evolução do mercado de seguros nos últimos 40 anos no Brasil. Segundo ele, na década de 1980, o relacionamento era pessoal e pelo telefone, e as propostas levavam até 45 dias para serem emitidas. “Havia uma relação de confiança entre o cliente e o corretor, e o prêmio não era tão relevante porque a diferença era pequena”, lembrou.

Na década seguinte, o telefone ganhou espaço e o computador passou a ser utilizado nas cotações. No início do século XXI, a transmissão das propostas passa a ser automática e a concorrência aumenta. O preço se torna um fator importante. Hoje, todas as informações estão disponíveis em sites e aplicativos, e é o cliente que vem ditando o rumo da mudança. “O que temos que fazer é caminhar juntos na direção da tecnologia”, defende Silva.

Ajame concorda, mas ressalta que aderir ao digital é mais que somente vender online: é uma transformação cultural. “Quanto de dinheiro estamos deixando na mesa ao não otimizar nossos sistemas, não ser mais ágeis, digitais?”, questionou o executivo, citando exemplos de aumento de vendas de gigantes como a Amazon após reduzirem o tempo de carregamento dos seus sites.

“Tudo acontece em real time, o benchmarking é muito grande, e as grandes empresas de tecnologia, como Google e Tesla, estão muito avançadas em inovação. É nelas que devemos nos inspirar. As coisas hoje têm de acontecer em menos tempo. É inevitável aderir ao digital, os consumidores aderiram”, disse.

Os valores e princípios que regem a atividade foram incorporados ao debate pelo vice-presidente Comercial da SulAmérica Seguros, André Lauzana: segurança, tranquilidade, credibilidade. “Há espaço para crescer, mas não vamos abrir mão das relações humanas”. Ou seja, usar a tecnologia para aperfeiçoar a experiência do usuário, oferecendo real valor e a confiabilidade que ele deseja. Ter como foco o lançamento de aplicativos – fazer o digital pelo digital – não é o caminho adequado para aderir. Mas Lauzana dá uma dica: “É útil, é simples, é acessível? Vai pegar”.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock