Ultima atualização 07 de agosto

APTS e ENS discutem blockchain no seguro

Evento é o terceiro da série “Tecnologias disruptivas e seus impactos no seguro”. A entrada é gratuita e as inscrições já estão abertas

Depois de debater as insurtechs, em maio, e a Internet das Coisas (IoT), em junho, a Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS) e a Escola Nacional de Seguros (ENS) trarão ao debate “Blockchain no Seguro”, dia 29 de agosto, das 9 horas às 12 horas, em São Paulo. O evento é o terceiro da série “Tecnologias disruptivas e seus impactos no seguro” e contará com a participação de quatro especialistas. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas no site da ENS.

O blockchain

Ao fazer uma transação, usuários adicionam um bloco (“block”, em inglês) a uma série de outros blocos sequenciais ligados (“chained”) um ao outro por uma função criptográfica do tipo hash (função matemática que gera um código para a mensagem com letras e números). Significa que cada bloco tem valores de dados únicos, imutáveis e irreversíveis, garantindo segurança.

Cada transação feita é acompanhada por uma assinatura digital e nunca pode ser alterada ou excluída. Os envolvidos validam as informações em tempo real e caso alguém tente adulterar, alterar ou apagar um registro, todos saberão. No entanto, o potencial do blockchain vai muito além. Os contratos inteligentes, por exemplo, prometem revolucionar a gestão de negócios em seguros.

Especialistas afirmam que o blockchain causará o mesmo impacto que o surgimento da internet ocasionou no passado. Por ser pautada basicamente em informações, compartilhamento e contratos, a tecnologia de blockchain está provocando enorme disrupção em várias indústrias, inclusive no mercado de seguros.

Um relatório do Fórum Econômico Mundial prevê que, em 2025, 10% do PIB será armazenado em tecnologias relacionadas com blockchain. A tendência é que todas as áreas em que há necessidade de certificação sejam beneficiadas por essa tecnologia (apólices de seguro, ingressos, diplomas, cédulas monetárias em papel, certificados de autenticidade de obras de arte e patentes etc.).

Serviço

“Blockchain no Seguro” – Evento da série “Tecnologias disruptivas e seus impactos no seguro”

Data: 29 de agosto (quarta-feira), das 9 horas às 12 horas
Local: Auditório da Escola Nacional de Seguros – Rua Augusta, 1.600, Consolação, S. Paulo (SP)

Programação

9 horas
Credenciamento

9h15
Abertura: APTS e ENS

9h30
Painel 1 – Panorama do Blockchain e a sua aplicação no seguro

Conceitos e valor; cenário internacional e brasileiro; aplicação da tecnologia blockchain em diversos setores, inclusive no seguro; regulamentação.

• RODRIGO VENTURA, fundador & CEO da 88Insurtech e Conselheiro, Mentor & Investidor Anjo no Insper

• WELLINGTON LORDELO, líder da área de Marketing de Soluções e Desenvolvimento de Negócios na Equinix no Brasil

10h10
Debates

10h30
Café

10h50
Painel 2 – Blockchain no seguro: resultados e tendências

Aplicação; importância; resultados, inovações e tendências.

• ALEXANDRE BAZZI, Direct One

• EDUARDO GUEDES, vice-presidente de Tecnologia e Operações na Seguros Sura

11h30
Debates

11h50
Encerramento

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO